Biografia de Manuel Carlos Brito inserta na Tese de Mestrado de Virgílio Caseiro, em 1992, sobre a História do Orfeon Académico.
Manuel Carlos Brito nasceu no Porto a 26 de Abril de 1945.
Revelou desde sempre uma acentuada predisposição e interesse pelas coisas da música, evidente já quando aluno de Macário Santiago Kastner, Maria Teresa Macedo e Jorge Croner de Vasconcelos, com os quais estudou História da Música, Piano e Composição.
No Conservatório Nacional terminou o Curso Geral de Composição, Acústica e História da Música.
Em 1961, frequentou os cursos de música gregoriana de Fátima; em 1968, os cursos de direcção de orquestra do Mozarteum de Salzburgo, orientados por Bruno Maderna e Herbert von Karajan; e em 1970, o curso de aperfeiçoamento para professores de Canto Coral, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Licenciou-se em 1972 em Filologia Germânica na Universidade Clássica de Lisboa.
De 1976 a 1979 foi bolseiro do British Council e do Instituto Nacional de Investigação Científica no King's College da Universidade de Londres, onde estudou com Brian Trowell ( Deão da Faculdade de Música e actual presidente da Royal Musical Association da Grã-Bretanha), Stanley Boorman ( actual catedrático de música antiga da Universidade de Nova Iorque), Pierluigi Petrobelli ( actual catedrático de História da Música da Universidade ''La Sapienza'' de Roma ), e Reinhard Strohm (actual catedrático de História da Música da Universidade de Yale), orientador da sua tese de doutoramento.
Em 1977 foi-lhe conferido o grau de Master of Music com base numa tese intitulada "Villancicos in a Portuguese Monastery - A Study and Parcial Transcription of Coimbra MM 228, 238 and 240". Em 1986 obteve, na mesma Universidade, o grau de Doctor of Philosophy, em razão da apresentação de uma tese sobre "Opera in Portugal in the Eighteenth Century, 1708-1793".
Após o seu regresso a Portugal, dirigiu o Coro da Basílica da Estrela, da Juventude Musical Portuguesa e, por fim, o Orfeon Académico de Coimbra, em 1975.
Foi professor de História da Música no Conservatório de Música do Porto (1979-1982) e no Conservatório Nacional de Lisboa (1982-1986).
Desde Janeiro de 1987 é Professor Adjunto de Estética Musical na Escola Superior de Música de Lisboa e, desde Novembro do mesmo ano, Assistente convidado no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. A sua obra escrita está repartida por livros, comunicações, conferências, edições musicais, obras colectivas, catálogos de exposições, textos de programas musicais e prefácios.
Revelou desde sempre uma acentuada predisposição e interesse pelas coisas da música, evidente já quando aluno de Macário Santiago Kastner, Maria Teresa Macedo e Jorge Croner de Vasconcelos, com os quais estudou História da Música, Piano e Composição.
No Conservatório Nacional terminou o Curso Geral de Composição, Acústica e História da Música.
Em 1961, frequentou os cursos de música gregoriana de Fátima; em 1968, os cursos de direcção de orquestra do Mozarteum de Salzburgo, orientados por Bruno Maderna e Herbert von Karajan; e em 1970, o curso de aperfeiçoamento para professores de Canto Coral, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Licenciou-se em 1972 em Filologia Germânica na Universidade Clássica de Lisboa.
De 1976 a 1979 foi bolseiro do British Council e do Instituto Nacional de Investigação Científica no King's College da Universidade de Londres, onde estudou com Brian Trowell ( Deão da Faculdade de Música e actual presidente da Royal Musical Association da Grã-Bretanha), Stanley Boorman ( actual catedrático de música antiga da Universidade de Nova Iorque), Pierluigi Petrobelli ( actual catedrático de História da Música da Universidade ''La Sapienza'' de Roma ), e Reinhard Strohm (actual catedrático de História da Música da Universidade de Yale), orientador da sua tese de doutoramento.
Em 1977 foi-lhe conferido o grau de Master of Music com base numa tese intitulada "Villancicos in a Portuguese Monastery - A Study and Parcial Transcription of Coimbra MM 228, 238 and 240". Em 1986 obteve, na mesma Universidade, o grau de Doctor of Philosophy, em razão da apresentação de uma tese sobre "Opera in Portugal in the Eighteenth Century, 1708-1793".
Após o seu regresso a Portugal, dirigiu o Coro da Basílica da Estrela, da Juventude Musical Portuguesa e, por fim, o Orfeon Académico de Coimbra, em 1975.
Foi professor de História da Música no Conservatório de Música do Porto (1979-1982) e no Conservatório Nacional de Lisboa (1982-1986).
Desde Janeiro de 1987 é Professor Adjunto de Estética Musical na Escola Superior de Música de Lisboa e, desde Novembro do mesmo ano, Assistente convidado no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa. A sua obra escrita está repartida por livros, comunicações, conferências, edições musicais, obras colectivas, catálogos de exposições, textos de programas musicais e prefácios.
<< Home