sexta-feira, julho 14, 2006


Augusto Hylario Posted by Picasa
Rara fotografia de corpo inteiro de Augusto Hylario da Costa Alves (1864-1896), "à futrica", isto é, vestido com trajo masculino civil corrente. O documento terá sido realizado entre a Primavera de 1894 (quando se tornou famoso por conta do seu "Fado Serenata") e inícios de Março de 1895 (homenagem a João de Deus, em Lisboa). Há fortes possibilidades da encenação ter ocorrido num estúdio em Coimbra, durante o 2º semestre de 1994, ou talvez no Porto (contactos com César das Neves e equipa do "Cancioneiro de Músicas Populares").
O instrumento fotografado corresponde à guitarra utilizada por Hylario na 1ª metade da década de 1890, cordofone que levou para Lisboa e com o qual homenageou João de Deus nas cerimónias de Março de 1895, mas que não trouxe de volta para Coimbra. A historieta é bem conhecida e não merece contestação. No auge dos aplausos, durante o sarau no Teatro D. Maria, Hylario atirou a guitarra para meio do público. Voltou para Coimbra com uma guitarrilha de modelo lisboeta, instrumento conservado no Museu Académico.
O cordofone exibido nesta foto de estúdio é basicamente uma Guitarra do Porto, com a sua típica voluta floral, chapa de leque e escala mais alongada. Mostra rosácea na boca, sinal de prolongada herança da Guitarra Inglesa. Na época de Hylario as casas de violaria da cidade do Porto exportavam muitas guitarras para Coimbra. Outras eram compradas directamente por estudantes em trânsito do Porto para Coimbra (ida aos estudos; conclusão do Liceu no Porto e consequente matrícula em Coimbra). A maior parte das guitarras fabricadas nas oficinas portuenses, mas destinadas aos clientes de Coimbra, eram para todos os efeitos guitarras do tipo portuense, tendo por única diferença escalas mais compridas (maior espaçamento dos trastos) e mais diâmetro de caixa de ressonância. Uma variante da Guitarra do Porto que também se usou (pouco) em Coimbra foi a guitarra de 15 cordas, com a qual e para a qual o estudante de Direito José Maria de Magalhães Pimentel Cochofel compôs a valsa "Três Graças".
AMNunes

relojes web gratis