sábado, outubro 14, 2006


Gravações do GFCeira Posted by Picasa
CD "Memória das Gentes", Coimbra, Agitart, Agt 00201, ano de 2001, projecto recolhido, reconstituído e gravado pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira/Coimbra, com os seguintes espécimes:
1 - Vira dos Palheiros (Os quatro que andam ó vira)
2 - O Senhor Barqueiro (Ao passa da barca)
3 - Ao meter o gado (À noite menina, à noite)
4 - Vira de Coimbra (Meninas vamos ao vira)
5 - Rolinha (A rolinha andou, andou)
6 - Linda Rosa (Quem já viu a linda rosa)
7 - Vira do Senhor da Serra (Foste ao Senhor da Serra)
8 - Salgueiro à Borda d'Água (Salgueiro à borda d'água)
9 - Farrapeira dos Palheiros (A farrapeira é cantada, dançada como ela é)
10 - Vira de Quatro (Ó Vira, ó lindo Vira)
11 - Toma lá dá cá (Um ai meu amor, um ai)
12 - Os olhos do meu amor (Os olhos do meu amor)
13 - Vira Espanhol (Quem canta o Vira Espanhol)
14 - Ruca Truca (Namorei a tecedeira)
15 - Vira dos Cravos (O meu amor é um cravo)
16 - Canta a Cuca, canta o Gaio (Já lá vai Abril e Maio)
17 - Toutinegra (De manhã, de manhãzinha)
18 - A Casa da Brincadeira (A casa da brincadeira)
19 - Verde Gaio (O Verde Gaio é meu)
20 - Saloio (Ó saloio, ó saloio)
21 - Raspadinha (A moda da raspadinha)
22 - Vira de Todos (Adeus amor de algum dia)
23 - Ladrão vem cá (Os olhos do meu amor)
24 - Fogueiras do São João (Rapsódia)
-À Porta do Lúcio (Lá vai, lá vai, lá vai)
-Pucarito (Se fores à fonte)
-Oh Preto, Oh Preta (Oh preto, oh preta)
-Fogueiras do São João (Fogueiras do São João)
25 - Fado (Boa noite meus senhores)
O GFCPC é um dos agrupamentos da Região de Coimbra com mais credibilidade em termos de levantamentos de músicas populares, danças e costumes. À semelhança de outros grupos activos na região, rejeitou o que havia a rejeitar das heranças anteriores a 1974 e adaptou-se aos desafios dos novos tempos. O site da instituição revela um trabalho notável de recolhas e de reconstituições no que diz respeito a trajos populares diversificados, danças, canções, gravações e encenação/reposição de tradições como a desfolhada, a matança do porco, a barrela da roupa e a encomendação das almas.
Recordando as sábias palavras de Octaviano de Sá, quando confrontado com inúmeros espécimes que foram parar ao "Cancioneiro de César das Neves" como sendo de Penacova e doutros territórios confinantes com Coimbra, de muitas modas reconstituídas e salvaguardadas neste disco se dirá que também eram de Coimbra-Cidade "O Senhor Barqueiro" (=Manuel Ceguinho), o clássico "Vira de Coimbra", "O Salgueiro" (=Abracinho, pai do Adeus ó Vila de Fornos), a "Toutinegra", "O Saloio", a Rolinha e as quatro danças das Fogueiras do São João.
A peça final - que já aparecera na cassete "Grupo Folclórico de Ceira", Porto, Rapsódia CR 870, 1993 - é nada mais nada menos que um fado batido com mandador, cantando em modo de descante entre solista masculino e solista feminina. Tom maior, compasso quaternário, melodia retintamente estrófica, quadras de sete sílabas. Este fado coreográfico foi recolhido em Palheiros, Concelho de Coimbra, havendo notícia de outros mais para sul, em Cernache. Esta tipologia de fados dançou-se profusamente entre 1840-1870 nas Fogueiras da Alta de Coimbra e nas noitadas de estúrdia os estudantes também deles faziam uso. E perante estes fados coreográficos, sejam-nos permitidas algumas perplexidades: a) sendo a coreografia de roda larga e passo relativamente lento, onde estão os resíduos das eróticas umbigadas e frenéticos volteios que fizeram notícia na voz dos escaldalizados alvitristas de oitocentos? b) se a execução coreográfica destes fados exige vários pares, roda e mandador, como relacioná-los com o bater do fado nos exíguos espaços das tabernas de Coimbra?; se a Canção de Coimbra tem a sua origem no Fado Corrido e neste seu irmão de sangue que é o Fado Coreográfico, porque motivo não conseguimos detectar a alegada parentela entre um e outro?
O trabalho pacientemente desenvolvido ao longo dos anos pelos elementos do GFCPC vem corroborar, uma vez mais, que na Região de Coimbra e em Coimbra existiram e coexistiram diversas manifestações musicais que não apenas a Canção de Coimbra. A música dos gaiteiros, as danças de romaria e dos santos populares, os cânticos religiosos e de trabalho são seguramente alguns dos melhores exemplos dessa diversidade.
Mais informações: site do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira «http://www.gfcp-ceira.com/pt»
AMNunes

relojes web gratis