quarta-feira, junho 29, 2005


Biografia de Cândido Lima inserta na Tese de Mestrado de Virgílio Caseiro, em 1992, sobre a História do Orfeon AcadémicoPosted by Hello
Nasceu na região de Viana do Castelo, e iniciou os estudos gerais e musicais em Braga. Em 1963 entrou para o Conservatório desta cidade e, um ano depois, era admitido no Conservatório Nacional de Lisboa. Nestas duas Escolas obteve respectivamente os diplomas dos Cursos Superiores de Piano e de Composição. Realizou estudos superiores em Filosofia na Faculdade de Filosofia de Braga, entre 1968 e 1973.
Doutorou-se em Estética pela Universidade de Paris II/Sorbonne, com uma tese orientada pelo compositor Iannis Xenakis.
Frequentou cursos internacionais em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha e França. Seguiu estágios de informática musical nas Universidades de Vincennes, Paris I-II/Sorbonne (1975-78), no CEMANU (1978) e no IRCAM (1981).
Estudou Direcção de Orquestra com Gilbert Amy e Michel Tabachnik (1977/78) e foi bolseiro, durante vários anos, da Fundação Gulbenkian, da Secretaria de Estado da Cultura, além de outras organizações internacionais.
Escreveu obras para orquestra, câmara, canto, coro, teatro, electrónica, electroacústica e por computador, algumas das quais apresentadas em países dos vários continentes. Escreveu ainda numerosos ensaios e tem realizado conferências e seminários dentro e fora do país.
Dirigiu o Orfeon Académico entre 1973 e 1975.
Colaborador da rádio e da televisão desde 1963, como pianista, compositor, autor e apresentador, criou para a RTP, de 1979 a 1986, três séries de programas: ''Sons e Mitos'', ''Fronteiras da Música'', ''No ventre da Música'' e ''Evocações''.
Nomeado em 1978 professor de Composição do Conservatório Nacional de Lisboa, leccionou de 1968 a 1970 e de novo a partir de 1986 no Conservatório de Música do Porto e noutros Conservatórios do norte do país.
É actualmente professor de Composição na Escola Superior de Música do Porto e membro do Conselho Científico (Departamento de Música) da Universidade de Aveiro.

relojes web gratis