segunda-feira, novembro 27, 2006


Alberto Serpa Posted by Picasa
Fotografia de primeira página no jornal "O Primeiro de Janeiro", de 2ª feira, 27 de Novembro de 2006, repetida no "Suplemento Das Artes e das Letras".
Alberto de Serpa Esteves de Oliveira, nasceu na cidade do Porto em 12 de Dezembro de 1906 e faleceu na sua terra natal no dia 07 de Outubro de 1992.
Após estudos no Liceu Alexandre Herculano, o literato Alberto de Serpa frequentou a Faculdade de Direito da UC na década de 1920 sem que tenha arrimado ao fim do curso. Em Coimbra dedicou-se à poesia, ao jornalismo e à edição de periódicos literários, tendo acamaradado com figuras graúdas da literatura juvenil conimbricense. Colaborador e secretário de redacção da PRESENÇA, Alberto Serpa foi autor de um interessante "manifesto" em prol do Primeiro Modernismo da Canção de Coimbra, documento onde exalta artistas amadores como Edmundo Bettencourt e Artur Paredes (cf. Alberto Serpa, "Cantadores e Tocadores de Coimbra", in Ilustração, Nº 77, 01 de Março de 1929, pp. 18-19). Este precioso texto tombara no esquecimento. Não fora um lamiré do atento Afonso de Sousa, e por muito tempo jazeria nas prateiras das bibliotecas.
Parte substancial das colecções de manuscritos de Alberto Serpa foi adquirida pela Biblioteca Pública Municipal do Porto em 1988.
AMNunes

relojes web gratis