sexta-feira, maio 26, 2006

Artur Paredes








































Pequena biografia de Artur Paredes extraída do livro "O Fado e as Toiradas em Portugal", da autoria de A. Martins Rodrigues, edição Publitur, talvez de 1970.

quinta-feira, maio 25, 2006


Carlos Carranca e o poema a Carlos Paredes. Jornal quinzenal "Centro", de hoje. Posted by Picasa


Coro dos Antigos Orfeonista homenageia a Universidade de Coimbra, logo, no Teatro da Cerca de S. Bernardo. Diário de Coimbra de hoje. Posted by Picasa

DVD de Carlos Paredes





Fernando Paulo Ferreira enviou estas imagens e o texto que se segue, relativos a um DVD com Carlos Paredes.
Imagens do DVD que se encontra à venda nas discotecas de Coimbra (nomeadamente no r/c do CC Girassolum), contendo o espectáculo (gravado pela RTP) de Carlos Paredes no Teatro S. Luiz em Lisboa (que contou, entre outros, com as participações de Mário Laginha e Rui Veloso).
Nota minha: Pelo que observo, o DVD é para comercializar no estrangeiro, já que está escrito em inglês. Como tal, não houve necessidade de se informarem sobre os intervenientes com o devido cuidado. Daí, chamarem Francisco Alvim a Fernando Alvim!
Neste espectáculo já Carlos Paredes estava bastante debilitado devido à doença que o levou do nosso convívio. Para quem não conheceu anteriormente Carlos Paredes, não é com este DVD que o ficará a conhecer na sua real dimensão. Antes, pelo contrário, poderão ficar com ideia errada do seu valor. Será que não haverá vídeos dos seus momentos altos? País que tão mal trata os seus valores!


Orfeon Académico em Paris, nos finais de Abril. Foto na Casa de Portugal, em Plaisir, extraída do seu site. O seu maestro é agora Paulo Bernardino, ex pianista do Coro dos Antigos Orfeonistas. Está na foto na fila de trás, um pouco à esquerda do centro. Bons êxitos, caro amigo!

João Bagão



Do livro "O Fado e as Toiradas em Portugal", de A. Martins Rodrigues, uma edição Publitur talvez de 1970.

quarta-feira, maio 24, 2006

O REGRESSO DE CARLOS CARRANCA "POESIA PARA TODOS" NO AUDITÓRIO DO IPJ (PARQUE DAS NAÇÕES).

Sete anos após o primeiro recital (Março 1999) , com 3 anos consecutivos no IPJ e 2 no Centro Cultural de Cascais, Carranca regressa com lotação esgotada ao IPJ.

Carlos Carranca fala com o público acompanhado por Durval Moreirinhas.

Carlos Carranca acompanhado por Miguel Carranca no poema "Quero ser tambor" de José Craveirinha.

Carlos Carranca diz Fernando Pessoa acompanhado por Durval Moreirinhas

"Livro de Horas" de Miguel Torga.
Neste espectaculo participaram ainda Carlos Couceiro (Guitarra de Coimbra) e António Toscano (Viola).

Recital de Guitarra

por
Gil Fesch e Rui Namora
Quinta-feira, 25 de Maio, 21h30
Casa do Alto, Pedrouços (Maia)

I

Napoléon Coste (1806-1883)
Rêverie, op.53
*
Mauro Giuliani (1781-1828) Sonata op.15
I.Allegro giusto
II.Adagio con molta espressione
III.Finale. Allegro vivace
*
Dusan Bogdanovic (1955)
Jazz Sonatina
I.Allegro grazioso
II.Adagio espressivo
III. Allegro molto

Gil Fesch, guitarra

II

J.S. Bach (1685-1750)
Prelúdio, Fuga e Allegro BWV 998

Agustin Barrios (1885-1944)
Chôro da Saudade
Maxixe

Manuel Maria Ponce
(1882-1948)
Prelúdio em Mi maior
Thème Varié et Finale

Rui Namora, guitarra

Gil Fesch
Nasceu no Porto em 1985. Iniciou os seus estudos musicais em 1996 com o seu pai, Pedro Fesch. A partir de 2000 passou a frequentar aulas com o Prof. José Pina Participou no Concurso de Guitarra da Academia de S. João da Madeira, tendo obtido o 1º prémio na classe A em 2001 e o 1º prémio ex-aequo na classe C em 2003. Venceu o Concurso Juvenil de Guitarra do Fundão em 2002. Ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto no ano de 2004, frequentando actualmente o segundo ano de Guitarra e Música de Câmara na classe do Prof. José Pina. Trabalhou em cursos de aperfeiçoamento com José Pina, Gunnar Spjuth, Alberto Ponce e Julius Kurauskas.
*
Rui Namora
Nasceu em Lisboa em 1975. Iniciou os seus estudos musicais com Duarte Costa em 1987. Em 1994, ingressou no Conservatório de Música de Coimbra onde estudou com Graciano Pinto, concluindo com António Andrade o curso de Guitarra em 2000. Concluiu em 2003 a licenciatura em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra. Ingressou em 2003 na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do Prof. José Pina, onde frequenta actualmente o terceiro ano nas classes de Guitarra e Música de Câmara deste professor.Tem vindo a apresentar-se em público a solo e integrando grupos de música de câmara. De destacar, o seu recital a solo no Festival de Guitarra de Coimbra, Capital Nacional da Cultura. Participou em masterclasses com José Pina, Alberto Ponce, Gunnar Spjuth e Julius Kurauskas.


Pacatamente passeando na Quinta da Regaleira, no passado domingo lá encontrei este santo... Grande surpresa! Lá está o Vilela em estátua...de Santo (S. Cristóvão?).
Francisco Melo

Observação: A minha modéstia não consente que se revelem certas habilidades, por assim dizer. Sucede, porém que o Chico Melo Ferreira, velho amigo e companheiro da vida artística (outra habilidade não divulgada, pelos mesmos motivos), divulgou a "minha" estátua que se pode ver junto à capela, na Quinta da Regaleira. Hão-de convir que o estatuário (de que fala o Pe António Vieira, no Sermão do Espírito Santo, e vinha na selecta literária do 4º ou 5º anos do liceu), fez obra asseada.
José Vilela


Vida do estudante de Coimbra em filme. Diário de Coimbra de hoje. Texto de Carlo Santos e foto de Ferreira Santos. Posted by Picasa

Unha rúa para o Zeca Afonso

Documento enviado por Rui Pato para o nosso Blog:
D. Xosé A. Sánchez Bugallo Alcalde de Santiago de Compostela
Sr. Alcalde:
O pasado día 23 de febreiro cumpríronse 19 anos da morte en Setubal (Portugal) do artista portugués José Afonso. Músico, poeta e cantor, José Afonso acadou en tódalas súas actividades artísticas un nivel de calidade que o levou a ser considerado como unha das máis importantes figuras da música popular mundial.
José Afonso foi ademais un home solidario, un loitador incansable pola liberdade e un exemplo de compromiso cos máis desfavorecidos, mantendo ó longo da súa vida unha traxectoria éticamente exemplar.
José Afonso foi ademais un gran amigo de Galicia. Viaxou ó noso país en numerosas ocasións cantando en diversas cidades, entre elas Santiago, mantendo contactos con intelectuais e artistas e exercendo unha importante influencia na música galega.A súa presencia xenerosa en intres de enorme dificultade para o noso país foi unha lección de solidariedade que non podemos nin debemos esquecer.
Estes motivos abondarían para que José Afonso fora merecedor de respecto e admiración por parte de tódolos galegos. Pero José Afonso escolleu ademais a cidade de Santiago para interpretar por vez primeira en público con carácter de estrea mundial a súa canción “Grândola, vila morena”, no recital celebrado no Burgo das Nacións na tarde do 10 de maio de 1972. Esa canción converteríase, sen el sabelo nin pretendelo, dous anos máis tarde no sinal e símbolo da Revolución do 25 de abril, que derrubou á dictadura e devolveu a liberdade ó pobo portugués nun dos acontecementos máis fermosos da historia contemporánea.
A canción “Grândola, vila morena” e a figura de José Afonso representan pois os mellores anceios de liberdade, igualdade e fraternidade que aniñan nos corazóns de tódolos demócratas, sentimentos que temos a obriga de promover e defender.
Por estes motivos, considerando que a nosa cidade ten unha débeda de gratitude con José Afonso, dirixímonos a Vde. para solicitar que promova as accións necesarias a fin de que o Concello de Santiago adopte o acordo de dar o nome de José Afonso a unha rúa ou praza da cidade.
Os promotores e asinantes desta proposta queremos expresar ó Sr. Alcalde e ó Concello de Santiago a nosa vontade de colaborar nesta iniciativa na medida das nosas posibilidades, poñéndonos á total disposición das autoridades municipais.
Santiago, a 5 de maio de 2006
Segue-se o endereço para futuras adesões:

terça-feira, maio 23, 2006

Figuras da Academia de Coimbra































































Figuras da Academia de Coimbra. Illustração Portugueza, nº 112, de 13 de Abril de 1908. Edição semanal do jornal "O Século". Artigo de A. de Sousa Costa. Caricaturas de João Brito e José Motta e ainda um cliché de Adelino P. Côrte-Real.

segunda-feira, maio 22, 2006


José Afonso evocado no Teatro D. Maria II, em Lisboa, a 27 deste mês. Diário das Beiras de hoje.
 Posted by Picasa











Fernando Rolim vai receber uma medalha de Mérito Cultural. Diário de Coimbra de ontem. O autor da notícia que se assina AM, confunde Maria com Menina. Distracções! Posted by Picasa


Antigos Tunos em Vouzela, a 7 deste mês. Orquestra da Tuna com o maestro Augusto Mesquita, sendo solista Margarida Silva, com a sua linda voz. Estas fotos foram tiradas com a máquina fotográfica de Antonieta Dias, que se vê a tocar violino. Posted by Picasa


Antigos Tunos em Vouzela, a 7 deste mês. Orquestra da Tuna. Posted by Picasa


Antigos Tunos em Vouzela, a 7 deste mês. Orquestra de tangos. Posted by Picasa


Antigos Tunos em Vouzela, a 7 deste mês. Orquestra de tangos, com Inês Mesquita ao piano e a dirigir. Posted by Picasa


Antigos Tunos em Vouzela, a 7 deste mês. Orquestra de tangos, com Inês Mesquita ao piano e a dirigir. Jaime Gralheiro, de pé, coordenou o espectáculo.Posted by Picasa


Antigos Tunos em Vouzela, a 7 deste mês. Ensaio do grupo de "Fados": Mário Rovira e Victor Nunes a cantar. Octávio Sérgio e Humberto Matias nos instrumentos. Posted by Picasa

domingo, maio 21, 2006

Breve História da Guitarra





Texto de José Mesquita Lopes, com a colaboração de Ana Barbosa. Fotos e desenhos de Rui Oliveira. Revista "Sapiens - Magazine", uma publicação trimestral com o nº 1, de Janeiro-Março de 1990.
Espólio de Joaquim Pinho.

relojes web gratis