sábado, agosto 04, 2007

Não podia deixar de lhe enviar o quadro que fez mais sucesso a seguir ao da Amália e resolvi ficar com ele no património familiar....até.

AFONSO 1º O FUNDADOR DA FADISTALIDADE.

Dascalço na alma virgem...

o resto ( o que a gente quiser está lá) o rosto o último
dos nossos épicos (a meu ver Manuel Alegre).
José Maria Oliveira

Continuam as actuações de grupos de Fado e Canção de Coimbra durante o Verão, para turista ver. Diário de Coimbra de hoje.

Prémio Edmundo de Bettencourt

Canção de Coimbra é o mote do concurso promovido pela autarquia.
O município de Coimbra instituiu, em 2002, o Prémio Edmundo de Bettencourt, em homenagem ao poeta-cantor presencista, um concurso através do qual o Departamento de Cultura da Autarquia agracia o melhor trabalho de originais no âmbito da Canção de Coimbra, no intuito de promover a criação de novos temas e o aparecimento de novos valores neste género musical. O prémio, de periodicidade bienal, tem, sobretudo, como alvo os diferentes grupos de fado da cidade, ainda que não seja restrito a grupos, pelo que qualquer/quaisquer intérprete(s)/executante(s) da Canção Coimbrã poderá(ão) candidatar-se. O prémio contempla o apoio financeiro à edição, promoção e comercialização do trabalho que será premiado de entre os temas inéditos apresentados a concurso, que deverão ser, no mínimo, dez temas inéditos cantados.
As candidaturas devem ser formalizadas até às 17h00 do dia 1 de Outubro de 2007. Dos trabalhos discográficos a concurso devem ser apresentados cinco exemplares, em formato CD, remetidos, por via postal, para a Casa Municipal da Cultura - Departamento de Cultura (Prémio Edmundo de Bettencourt”, à Rua Pedro Monteiro; 3000-329 Coimbra ou entregues em mão, no Gabinete de Apoio ao Vereador da Cultura.
O prémio é atribuído por um júri, que deliberará até ao dia 15 de Novembro de 2007 acerca do vencedor do concurso, e é constituído pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra ou Vereador com competência delegada; por um representante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, designada pela Reitoria da Universidade de Coimbra; por uma personalidade ligada à música, designada pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra; por uma personalidade ligada à música, designada pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra; e por uma personalidade ligada à música, designada pelo Conservatório de Música de Coimbra. O prémio será oficialmente entregue na sessão solene do dia 4 de Julho de 2008, por ocasião do Feriado Municipal, e o disco tornado público num espectáculo de apresentação a realizar durante a última quinzena de Novembro de 2008, após gravação final do trabalho vencedor. Edmundo de Bettencourt foi um importante vulto do Fado e da Canção de Coimbra e um dos mais assíduos colaboradores, na área da Poesia, da revista Presença. Destacado poeta-cantor, responsável pelas ligações entre o movimento presencista literário e o movimento modernista da Canção de Coimbra, Bettencourt foi um dos grandes responsáveis pelo arejamento do ambiente musical coimbrão, surgindo com um novo estilo, rompendo com tabus e criando um discurso poético-musical personalizado, que se traduziu na Canção Coimbrã, quando, contra tudo e contra todos, deu uma autêntica “sapatada” no marasmo vocal e interpretativo em que se encontrava, até então, o designado Fado de Coimbra.
Primeiro de Janeiro
Nota: Pelo que aqui se lê, voltamos a ter prémio Edmundo de Bettencourt novamente. Foi preciso ter ido ao site do "Portal do Fado" para encontrar esta notícia. Por cá nada se soube!

sexta-feira, agosto 03, 2007

Abertura da exposição na Casa da Cultura sobre o período em que José Afonso permaneceu ligado a Coimbra. Diário de Coimbra de hoje.

O grupo Verdes Anos na Quinta das Lágrimas. Diário as Beiras de hoje.

Exposição "José Afonso e Coimbra"

Por motivos alheios à minha vontade não pude comparecer à inauguração da exposição "José Afonso e Coimbra", inaugurada hoje na Casa Municipal da Cultura. Mas aqui vai o endereço do Post do Blog da AJA sobre este evento.

http://vejambem.blogspot.com/2007/08/exposio-jos-afonso-e-coimbra-inaugurada.html

quinta-feira, agosto 02, 2007

José Afonso vai estar logo na Casa Municipal da Cultura e até ao dia 8 de Setembro. Diário de Coimbra de hoje.

O grupo "AEMINIUM Canção de Coimbra" continua a actuar na Quinta das Lágrimas. Diário de Coimbra de hoje.

Faz hoje 78 anos que nasceu José Afonso (1929). Vêmo-lo aqui com Rui Pato, o seu primeiro acompanhador, depois de se ter emancipado do Fado e da Canção de Coimbra. No estilo coimbrão tinha poucas hipóteses de explanar toda a sua criatividade, a guitarra prendia-lhe os movimentos, pelo que optou pelo acompanhamento simples da viola. E o companheiro que arranjou não podia ter sido melhor. Mas foi uma dupla que acabou prematuramente devido à polícia política que impediu Rui Pato de sair do país para gravar.

terça-feira, julho 31, 2007

José Afonso na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, a partir do dia 2 de Agosto. Diário as Beiras de hoje.

Os grupos "Verdes Anos" e "Guitarras do Mondego" em evidência no Diário as Beiras de hoje.

segunda-feira, julho 30, 2007


Mais um lançamento no Museu do Fado, em Lisboa, dia 31 deste mês, pelas 18h30.

domingo, julho 29, 2007

Sérgio Azevedo, ex-guitarrista e violista de Coimbra com o nome de António Sérgio, vai ter uma música sua tocada em Cascais, a 2 de Agosto.

Diz Sérgio Azevedo: A Orchestrutópica toca Three American Portraits em Cascais, dia 2 de Agosto. Three American Portraits, para flauta, clarinete, piano, violino, viola e violoncelo é uma das minhas peças mais tocadas, tendo sido já apresentada, à parte Portugal (onde foi tocada pelo GMCL, Camerata Senza Misura, Solistas da OCCO, Remix e Orchestrutópica), no Brasil e na Áustria, num total de 10 execuções públicas da obra.

Disco "República"

Ouvir o disco "República" (pela 1ª vez para muitos de nós!)
Retirado do Blog da AJA (http://vejambem.blogspot.com/). Basta carregar no link do texto para aparecerem as músicas, numeradas de 1 a 10.
"República" foi gravado em Roma, em 30 de Setembro e 1 de Outubro de 1975, nos Estúdios das Santini Edlzioni. Álbum de solidariedade para com o jornal República e a Reforma Agrária, editado em 1975, com interpretações de Zeca e de Francisco Fanhais, que inclui um tema inédito, Foi no Sábado Passado, escrito a propósito de uma manifestação de solidariedade com a revolução portuguesa, realizada em Roma. Os outros temas são Para não dizer que não falei de flores, do brasileiro Geraldo Vandré, Se os teus olhos se vendessem, Canta camarada, Eu hei-de ir colher macela, O pão que sobra à riqueza, Vampiros, Senhora do Almortão, Letra para um hino e Ladaínha do Arcebispo. Editado por iniciativa conjunta do Manifesto e das organizações Lotta Continua e Vanguardia Operaria, nunca foi distribuído em Portugal. O produto da venda dos discos destinava-se ao apoio da Comissão de Trabalhadores do Jornal "República" ou, caso o jornal fosse entretanto extinto, ao Secretariado Provisório das Cooperativas Agrícolas de Alcoentre.
Em http://www.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=Coopera (Centro de documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra) fomos encontrar este disco raríssimo de José Afonso e Francisco Fanhais que contém músicas nunca editadas em CD e que aqui temos oportunidade de ouvir pela primeira vez.
Aparece aqui com o título "Per le cooperative agricole portoghesi de José Afonso e Francisco Fanhais"

1 - Para não dizer que não falei de flores (Geraldo Vandré)

2 - Se os Teus Olhos se Vendessem (Popular)

3 - Foi no Sábado Passado (José Afonso)

4 - Canta Camarada (Popular/José Afonso)

5 - Eu Hei-de Ir Colher Marcela (Popular/ José Afonso)

6 - O Pão que Sobra à Riqueza (Quadras de José Afonso com a música "Vira de Coimbra")

7 - Os Vampiros (José Afonso)

8 - Senhora do Almortão (Popular Beira-Baixa/José Afonso)

9 - Letra para um Hino (Manuel Alegre/Francisco Fanhais)

10 - Ladaínha do Arcebispo (José Afonso)

Parte de uma entrevista a Rui Pato, por Dora Loureiro, no suplemento "Olá Gente" do Diário as Beiras de sexta-feira passada. Foto de Carlos Constantino.

relojes web gratis