sexta-feira, novembro 09, 2007

Coro dos Antigos Orfeonistas no Japão, na Áustria e na Eslováquia. Suplemento Fim-de-Semana, do Diário de Coimbra de hoje.

quarta-feira, novembro 07, 2007

Grupo de Fados do Coro dos Antigos Orfeonistas na viagem ao Japão: Nuno Botelho (v), Bruno Costa (g), Octávio Sérgio (g), Luís Ferreirinha (v). Cantores: João Farinha, João Pinheiro, José Miguel Baptista, Nuno Barreiros e José Daniel Vilhena.
Foto enviada por Luís Ferreirinha.

Fernando Rolim vai apresentar o novo CD no próximo dia 9, no Hotel Tryp, em Coimbra. Diário as Beiras de hoje.

terça-feira, novembro 06, 2007

”Abril” de Cristina Branco recria temas de Zeca Afonso

Cristina Branco define o seu novo álbum, “Abril”, a editar hoje (5-11-2007) como “uma perspectiva feminina de José Afonso, que não procura trazer nada de novo e apenas lembrar”.
Este álbum, constituído exclusivamente por temas do repertório de José Afonso, surge depois de um ciclo de espectáculos que Cristina Branco realizou este ano no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa. “Vim para estúdio mais amadurecida e experimentada nos temas que têm arranjos do Ricardo Dias mas em que afinal todos os músicos participaram. “Canto Zeca Afonso pelo ideal que representa de humanidade, simplicidade e pela qualidade do seu trabalho”, disse a cantora. “Qualquer músico tem de, obrigatoriamente, passar por Zeca Afonso e reflectir sobre aquilo que ele nos deixou”, acrescentou. Um trabalho idêntico ao que realizou sobre Amália Rodrigues, com o facto de a música de José Afonso a ter acompanhado desde sempre, disse. A escolha das músicas “não será a mais óbvia” afirmou a cantora, todavia em “Abril” encontramos temas emblemáticos de Zeca, como“Menino d’Oiro” ou “Venham mais cinco”. No total são 16 canções, abrindo o álbum com “Menino d’Oiro” e encerrando com “Chamaram-me cigano”, passando por “Redondo vocábulo” de que Cristina tinha já feito uma recriação num álbum anterior, “A morte saiu à rua” ou “Índios da Meia Praia”.
Primeiro de Janeiro

Adriano Correia de Oliveira no jornal "Público" de ontem, a propósito do lançamento da sua obra completa em CD. Texto de Liliana Duarte.

Encontros de Guitarra Portuguesa









Queria pedir-lhe ajuda na divulgação do próximo concerto da Orquestra Clássica do Centro em Lagoa- Algarve, no Auditório. O programa é o mesmo que realizámos no dia 21 de Outubro em Coimbra, a que estas fotos dizem respeito. A entrada é livre, mas é necessário reserva. Este concerto está incluído no programa dos Encontros e tem o patrocínio da CGD tal como os 3 concertos realizados em Coimbra com: Pedro Caldeira Cabral (e convidados), António Chaínho e Fernando Alvim e a Orquestra Clássica do Centro com Paulo Soares - Guitarra Portuguesa , Direcção de António Sérgio Ferreira .
Lembro que os conferencistas ou palestrantes não cobraram qualquer cachet pelas suas intervenções agradecendo pois: aos convidados do Pedro Caldeira Cabral, ao próprio Pedro C. C. e ainda ao João Cuña ( que apresentou o portal da Guitarra Portuguesa), ao Fernando Meireles que falou da construção da Guitarra Portuguesa e um OBRIGADA muito especial ao Rui Vinagre que se desponibilizou para tocar na FNAC - Coimbra no dia 18 - promovendo desta forma também os Encontros/ Guitarra Portuguesa. Aliás, foi ele também que tocou a bordo da Barca Serrana aquando da apresentação dos "Encontros" em Setembro no Rio Mondego.
Maria Emília Martins

Gala dos 120 anos da Associação Académica de Coimbra. Diário de Coimbra de ontem com texto de João Henriques e fotos de Figueiredo.

segunda-feira, novembro 05, 2007

120 anos da Associação Académica de Coimbra

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA: 120 ANOS DE HISTÓRIA

Exactamente a 3 de Novembro de 1887 foi fundada a mais Antiga Associação de Estudantes do País e quiçá, talvez do mundo: a Associação Académica de Coimbra.
Os seus valores pautaram-se sempre pela firmeza, irreverência e solidariedade, passando também por vários edifícios até ao actual, sendo de salientar o edifício da Rua Larga, destruído aquando a demolição da velha alta, em finais dos anos quarenta, Rua Larga que ficou na memória dos estudantes que lá passavam no seu quotidiano académico dando origem ao Fado de Coimbra "Rua Larga":

Rua Larga é uma saudade
De tempos idos, distantes
Balada de mocidade
Dos antigos estudantes

Tens lá no céu um altar
Coimbra com outra lua
Velas da cor do luar
Das pedrinhas dessa Rua

Também os acontecimentos político-sociais das diferentes épocas não fugiram à AAC ao longo dos tempos, pautando-se na sua irreverência:

- Em 1907, devido ao reprovamento da Tese de Doutoramento em Direito de Dias Ferreira a academia insurgiu-se e isso teve grandes repercussões contra a ditadura de João Franco, indo a academia pela 2 ª vez em peso a Lisboa (a 1 ª^tinha sido na homenagem a João de Deus em 1905), entre os grevistas estiveram nomes sonantes: Trindade Coelho (Filho), Carlos Olavo, Carneiro Franco

- Na Tomada da Bastilha, na noite de 24 para 25 de Novembro de 1920, quando um grupo de estudantes tomou de assalto o "Clube dos Lentes".

- Em 1945, quando o então Presidente da AAC, o Estudante de Direito Francisco Salgado Zenha se recusou a ira a Lisboa agradecer a Salazar por Portugal não ter participado na Guerra, valeu-lhe a demissão.

- Em 1962, quando era Presidente o Dr. Candal e a Academia se revoltou.

- Em 1969, quando a AAC dirigida por Alberto Martins ousou pedir a palavra e tantos mais episódios haveria para contar.

A par de tudo isto, a AAC desenvolveu uma ambiência desportiva e cultural com os seus organismos diversos, nas mais diversas áreas, que a tornaram conhecida, sendo de destacar a Briosa, o TEUC, o CITAC, a TUNA, o ORFEON e tantas outras coisas mais.

Parabéns à AAC por mais um ano de vida.

Por isso, É malta, e p' la AAC não vai nada, nada, nada? Tudo ….

Rui Lopes

PS – Para os Abrantinos em especial, convém referir que um Presidente da AAC nas Comissões Administrativas dos anos sessenta é natural de Abrantes, mais concretamente do Tramagal, onde o seu pai era médico, trata-se do hoje Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Dr. JORGE PONCE DE LEÃO. Também a Secção Filatélica da AAC foi presidida por um médico que exerceu a profissão em Abrantes: o Dr. RUI PEREIRA COELHO.

Muitos dos organismos da AAC estão hoje na NET em:

http://dg.aac.uc.pt/
http://www.aacandebol.web.pt/
http://www.academicabasebol.com/
www.geocities.com/aacbasket
http://www.aac.uc.pt/motorizados
http://www.aac-nauticos.com/
www.aac.uc.pt/~ginastica
http://www.pranto.com/
www.aac.uc.pt/~taekwondo
www.aac.uc.pt/xadrez
http://www.cec.aac.uc.pt/
http://www.ciaac.aac.uc.pt/
www.lunarpages.com/sdcl
www.uc.pt/sddh
www.aac.uc.pt/~sfaac
http://www.acabra.net/
http://www.ruc.pt/
http://www.acc.uc.pt/~sac
http://tv.aac.uc.pt/
http://www.seccaodefado.com/
http://www.tauc.net/
http://www.teuc.pt/
www.uc.pt/gefac
http://www.academica-oaf.pt/
http://www.aac.uc.pt/~orfeon/

Espero não me ter esquecido de nenhum em particular. Muitos são famosos e já com uma longa existência: destaco a Tuna, o Orfeon e também o TEUC que sob a primada condução do Doutor Paulo Quintela fez as mais prestimosas representações teatrais pelo país e pelo estrangeiro, basta relembrar a digressão do TEUC ao Brasil em 1951.
Rui Lopes




Antigos Tunos da Universidade de Coimbra em Vila Real, com o maestro Simão Barreto, no passado dia 5 de Outubro. O grupo "Raízes de Coimbra" terminou o espectáculo. Por motivos imprevistos, Heitor Lopes não pôde dar o seu contributo.
Formação do grupo: José Freitas, Alcides Freixo, Octávio Sérgio, Humberto Matias e Luís Filipe nos instrumentos. Mário Rovira cantou.
Fotos de Armando Duarte.

domingo, novembro 04, 2007

Esta tarde em Ega, a pedido do comum amigo Simão Barreto, o grupo "Raízes de Coimbra" teve um êxito assinalável. Instrumentistas: José Freitas (v), Alcides Freixo (g), Octávio Sérgio (g), Humberto Matias (v) e Luís Filipe (v). Cantaram Heitor Lopes e Mário Rovira.
Fotos de Pavel Tchangli.

André Madeira no Cine Teatro do Colégio de S. Teotónio, no dia 9 de Novembro às 21h30

PROGRAMA

Domenico Scarlatti(1685-1757)
Sonata K..213
Sonata K..239

Fernando Sor(1778-1839)
Sonata op.15

Mário Castelnuevo-Tedesco (1895-1968)
De Sonata
I Allegro com spirito
IV Vivo ed energico

Pausa

Joaquin Rodrigo (1902-1999)
Invocação e Dança
(homenagem a Manuel de Falla)

Astor Pizzolla(1921-1992)
Otoño Porteño
Invierno Porteño
(arranjos de .Sérgio Assad)

Leo Brower(1939 - )
La Espiral Eterna

relojes web gratis