Página do Grupo de Fados AEMINIUM
Mais um site de divulgação da música de Coimbra, do meu amigo Monteiro. Bom trabalho e bom sucesso.
http://www.geocities.com/jnfarinha/aeminium.html
Mais um site de divulgação da música de Coimbra, do meu amigo Monteiro. Bom trabalho e bom sucesso.
O meu filho Sérgio Azevedo ilustre compositor de música erudita, foi, em tempos, um estudioso da guitarra clássica e posteriormente da guitarra de Coimbra. Na primeira, atingiu um nível invejável e isso é visível num disco do José Mesquita, “Ecos da Canção Coimbrã,” um disco gravado em 1987, para a etiqueta Polygram-Philips e posteriormente reeditado em CD em 1996, no qual me acompanhou à viola. Na guitarra de Coimbra também atingiu um patamar bastante elevado, sentindo-se já a veia criadora que nele permanecia latente. Pena foi que um disco que se gravou para a Secretaria de Estado da Emigração, na altura com a Dra. Manuela Aguiar à frente, não tivesse sido editado, pela saída da dita senhora e entrada do Dr. Correia de Jesus para o mesmo cargo. Coisas que nunca entendi nem me foi explicado. Simplesmente aconteceu e o dinheiro gastou-se. É um mistério para ser um dia desvendado! Onde param essas bobinas, gravadas pelo Costa Pinto, em Belém? Já agora refiro que os intervenientes da citada gravação foram além de mim e do Sérgio Azevedo, Durval Moreirinhas, António Bernardino, Armando Marta e Arménio Santos.
Foi com surpresa que hoje encontro no seu Blog a fotografia e o texto que abaixo reproduzo. Só quero acrescentar que o número de peças tocado foi de 14. Outras, depois disso, já as pus em partitura, para virem a ser executadas posteriormente.
Jorge Tuna - A Guitarra de Coimbra. Disco gravado em 1989 e reeditado em CD no ano de 1997 pela etiqueta Jorsom. É um disco com Jorge Tuna novamente no seu esplendor.
“Coimbra à Guitarra” de Carlos Carranca. Deste livro de poesia, editado pela MinervaCoimbra em 2003, também se pode dizer, como António Pinho Brojo escreveu a propósito do livro do mesmo autor, “Sete poemas para Carlos Paredes”: Autêntica oração à guitarra portuguesa, neste caso à de Coimbra.
Carlos Couceiro ofereceu-me este livro em Julho de 1985, numa altura em que com ele formava um grupo de Fado de Coimbra. Não vou fazer crítica, pois não sou expert no assunto. Apenas digo que gostei de o ler e reler. Vou transcrever a biografia do autor que se encontra na contra-capa:
Carlos Paredes
Paulo Soares (Jojó) tem uma página na Internet em que fala do seu "Método de Guitarra Portuguesa" e da "Escola do Fado e da Guitarra", além de ter ainda asociados alguns links que nos levam a outras paragens de muito interesse. Segue o endereço:
O meu filho Sérgio Azevedo compositor de música erudita,tem um BLOG dedicado à música e a assuntos com ela relacionados. O endereço está a seguir. Dêem uma olhada que vale a pena. Já tem muitos Posts em arquivo.
![]() |