sábado, novembro 03, 2007

CARTAZ

IX Grande Noite do Fado Académico
Casa da Música, 10 de Novembro de 2007, 21h30

Homenagem, Zeca Afonso

Grupos de Fado,

Medicina da Universidade do Porto
Instituto Superior Engenharia do Porto
Insólita Praxis
Jurídico de Canto e Guitarra de Coimbra
Serenata de Coimbra

Participação,

Dr. Luiz Goes
Dr. Augusto Camacho Vieira
Dr. Sutil Roque
Prof. Dr. José Mesquita
Prof. Dr. José Henrique Dias

Preço dos Bilhetes:

Estudante 4 Euros Público 10 Euros Local de Venda: Casa da Música e aeISEP*
* Local único para venda de bilhetes a estudantes.

Mais informações em http://www.gfados.isep.ipp.pt/

ENQUADRAMENTO

Em 1999 o Grupo de Fados do Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto iniciou, em conjunto com a Associação de Estudantes do ISEP, o evento anual nacional da Grande Noite do Fado Académico (G.N.F.A.), no qual é realizada uma Homenagem a uma individualidade que contribuiu para o progresso e inovação do Fado.
Tendo como primeiro objectivo levar o Fado das várias Academias (Porto, Coimbra, Braga, …) até aos alunos da Academia do Porto, rapidamente constatamos, que além estudantes, existiu uma grande adesão dos cultores da Canção Coimbrã, que proporcionaram assim um crescimento nas orientações do evento.
A troca de ideias e experiências entre a actual geração de grupos do Porto e os famosos e conceituados intérpretes e grupos de outras Academias, com destaque para a Academia Coimbrã, constitui um objectivo fundamental nesta iniciativa durante a qual procuramos mostrar o que de novo se faz pelo fado no Porto, depois de uma década que viu surgir uma série de temas dedicados à nossa mui nobre e estimada Invicta.
Depois das Homenagens ao Dr. Luiz Goes, Dr. Camacho Vieira, Dr. Almeida Santos, Dr. Joaquim Pimentel, Dr. Manuel Alegre, a Carlos Paredes, ao Dr. Ângelo Araújo e recentemente ao Dr. Fernando Machado Soares, a Associação de Estudantes e o Grupo de Fados do ISEP pretendem nesta IX edição homenagear Zeca Afonso, como referência à sua importante participação e composição de reconhecidos temas da Canção Coimbrã.



CD "A Guitarra de Coimbra", da Escola de Guitarra do ISEC, editado por este Instituto. Este disco foi-me oferecido por Horácio Fachada. Não é um disco comercial, pois não será posto à venda. Brevemente irá ser colocado na internet para quem o queira ouvir.

sexta-feira, novembro 02, 2007

Serenata da Festa das Latas









Às zero horas soaram as doze badaladas na cabra. Desta vez, porque a Via Latina está em obras, não foi possível a serenata nas escadas daquela.
Como tal, foi montado um palco em frente da Porta Férrea e actuaram os grupos Lácrima e Despertar.

Seguem as fotos em anexo:

1 - Grupo Despertar
2 - Grupo Despertar
3 - Grupo Despertar
4 - Grupo Despertar

5 - Grupo Lácrima
6 - Grupo Lácrima
7 - Grupo Lácrima
8 - Grupo Lácrima
9 - No Final, o Éférreá lançado pelo Presidente da AAC
Guitarra de Coimbra - Henrique Fraga e Manuel Coroa; Viola - Carlos Costa Almeida; Vozes - Tiago Santos e Rui Providência.
O Dr. Rui Providência, enviou-me o programa dos temas que foram executados por cada um dos grupos:
- GFDespertar
Em memória de uma Camponesa Assassinada (Carlos Paredes)
Trás Outro Amigo Também (José Afonso)
Samaritana (Popular)
Canção (Carlos Paredes)
Ó Minha Mãe (José Afonso)
Fado dos Beijos (Popular/Armando Goes)
Danças Portuguesas nº1 (Carlos Paredes)
Fado Manassés (Mannassés de Lacerda)
Coimbra Menina e Moça (F.Frazão)
- GFLacrima
Acção (Carlos Paredes)
Vampiros (José Afonso)
Maria (Antero de Quental /João Nuno Farinha)
Divertimento (Carlos Paredes)
Senhora do Almortão (Popular)
Dança (Lacrima)
Balada de Coimbra (José Eliseu)
Rui Lopes

Método de Guitarra Portuguesa de Paulo Soares. Foi lançado há pouco tempo o segundo volume desta obra, já anunciado neste Blog no dia 29 de Outubro. http://www.paulosoares.pt/

quinta-feira, novembro 01, 2007

Coro dos Antigos Orfeonistas no Japão, Outubro de 2007. Ricardo Trilho y Blanco enviou-me esta foto de um ensaio em Tóquio. Octávio Sérgio, Nuno Botelho, Bruno Costa e Luís Ferreirinha (Ni).

José Afonso, logo à noite, no Teatro Académico Gil Vicente. Notícia do Diário de Coimbra de hoje.

FERNANDO ROLIM

«E quando uma voz como a sua faz aliança com uma sensibilidade como a dele, o produto é um intérprete de eleição...»
António de Almeida Santos

Mais do que simplesmente regional, o fado de Coimbra tem sido um digno representante da nossa cultura onde quer que tenha sido tocado, levando a todos os cantos do Mundo um pouco da maneira de ser e sentir das gentes de Portugal. Fernando Rolim é um dos dos seus mais ilustres representantes. Representatividade essa que recolhe não só na herança tradicional coimbrã, mas, também, por um cunho muito particular interpretativo, muito apreciado e dificilmente imitável.

Fernando José Monteiro Rolim, nasceu em Coimbra, herdando de muito novo o gosto pela música. Primeiro, com apenas oito anos iniciou-se no violino e já adulto estudou canto lírico. Os estudos, primários e secundários, passou-os entre Cantanhede, Chamusca e Santarém. Nesta última cidade integrou a conhecida Orquestra Típica Scalabitana, como solista, onde efectuou os seus primeiros espectáculos públicos. Também em Santarém fez parte do grupo local de fados de Coimbra.
Depois de concluir os estudos secundários, rumou a Coimbra, sua cidade natal, onde ingressou na Faculdade de Medicina, em 1950, licenciando-se em 1958. Durante este período como estudante de Coimbra, Fernando Rolim inscreveu-se na Tuna Académica, no naipe de violinos, transitando rapidamente para o de cantores. No Orfeão Académico, onde foi solista, pertenceu ao naipe de primeiros tenores. Também acompanhou por diversas vezes, por convite, o Grupo Coral da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Com estes organismos académicos realizou digressões pelo país e pelo estrangeiro, nomeadamente: Espanha; França; Suíça; Holanda; Reino Unido e Brasil.
Após o serviço militar cumprido, como médico militar em Angola, entre 1961 e 1963, Fernando Rolim radicou-se em Setúbal onde se especializou como médico pediatra e alergologia infantil.
A sua actividade editorial não é extensa, mas é sem dúvida alguma de enorme importância no histórico legado da música coimbrã. O primeiro registo discográfico data de 1953, um «single» de 78 rotações com o selo Arnaldo Trindade, seguindo-se outros E.P's. Em 1984 e 1985 gravou dois álbuns em parceria com outros cantores.
Cantor de eleição, do chamado '2º período de ouro do fado de Coimbra', Fernando Rolim está de volta à edição discográfica com «Regresso de quem nunca partiu», um álbum inspirado, sedutor, em que se pode escutar, na sua poderosa e fascinante voz, alguns dos mais famosos compositores de Coimbra.
O Fado de Coimbra tem um passado, um presente e terá com toda a certeza um futuro. O presente é agora na voz de Fernando Rolim. «Regresso de quem nunca partiu», um disco em que se constata que a tradição musical coimbrã está viva e recomenda-se.


Vai ser editado mais um disco de Fernando Rolim. O lançamento será dia 9 deste mês de Novembro no hotel Meliá, em Coimbra.
Esta informação foi-me fornecida por Paulo Larguesa.

quarta-feira, outubro 31, 2007




Hugo Reis enviou-me estas fotos dos Encontros de Guitarra Portuguesa recentemente realizados. Podemos ver António Chaínho, Fernando Alvim, Humberto Matias e Álvaro Aroso.

Faz hoje 16 anos que morreu Armando de Carvalho Homem, Guitarrista de grande nomeada no meio coimbrão, autor de várias guitarradas, de entre as quais destaco o famoso Ré menor, o Mi menor e o Lá menor, cujas partituras estão já neste blog. Poderão encontrá-las indo ao índice de partituras: Ré menor (11-5-2005); Mi menor (6-6-2005); Lá menor (23-11-2005).

terça-feira, outubro 30, 2007




























Coro dos Antigos Orfeonistas no Japão (Oita, Tóquio e Sendai), Áustria (Viena) e Eslováquia (Bratislava). Outubro de 2007.

relojes web gratis