sábado, julho 14, 2007

Faz hoje anos que nasceu João Bagão (1921). Podemos ver uma pequena Biografia neste Blog, num post de 9 de Maio de 2005, escrita por Armando Luís de Carvalho Homem e ainda outro, em 25 de Maio de 2006, do livro O Fado e as Toiradas.
João Bagão, é por demais conhecido, não só pelo seu célebre Lá menor, mas também pelos primorosos acompanhamentos que fez ao Luiz Goes.

sexta-feira, julho 13, 2007

A Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto inaugura a 20 de Julho de 2007 o seu Website: http://aaoup.up.pt

E o seu Blog: http://olamire.blogspot.com/
Muitos foram os que nomeadamente, através da nossa guitarra de Coimbra e do nosso canto, estabeleceram pontes entre a Academia do Porto e a de Coimbra. Entre o Orfeão Universitário do Porto e Orfeon Académico de Coimbra, Coral de Letras de Coimbra e mais. E essas pontes eram “percorridas” nos dois sentidos, pois onde melhor podiam ser acolhidos do que no OUP e continuar a tocar e a cantar Coimbra, os que chegavam da Lusa Atenas, depois de lá terem feito as Mecânicas as Físicas as Matemáticas, sei lá, aqueles cadeirões que os Beires os Guimarães e tantas outras “feras” ministravam com felina garra e que se chegou na UP, a traduzir em “chumbos” na casa dos 90%?

Talvez ninguém melhor que Carvalho Homem, com sua enciclopédica memória e como bom exemplo que foi, de um dos “utilizadores” das pontes que referi, queira enriquecer com a sua “histórica pena” esta minha memória.

Pela minha parte evoco também essas memórias e aqui lhes lanço mão, não apenas numa perspectiva saudosista que assumo, mas também numa perspectiva de reforçar as “pontes” e relançar travessias, neste futuro que aqui começa, através desta “porta” que ora se abre.

Manuel Melo

Medalhas de Mérito Cultural para o Coro dos Antigos Orfeonistas e Grupo Folclórico de Coimbra. Diário as Beiras de hoje.

Grupo AEMINIUM Canção de Coimbra na Quinta das Lágrimas. Diário de Coimbra (Suplemento Fim-de-semana) de hoje.

Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e André Sardet. Diário as Beiras (suplemento Olá Gente) de hoje.





Ida a Lisboa à sede da EP(Estradas de Portugal), na quarta-feira passada.
Ensaio antes da apresentação com José Ourives e Octávio Sérgio nas guitarras, Carlos Caiado na viola e Victor Nunes no canto.
Actuação de um coro da EP.
Estava lá uma exposição de máquinas antigas de trabalhos na estrada. Vão aqui duas fotos de duas belas peças, um cilindro para aplanar e enrigecer o terreno e uma máquina para distribuir o alcatrão. Quando era novo, estava muito familiarizado com estas máquinas. Foi bom recordar!

quinta-feira, julho 12, 2007

Faz hoje seis anos que morreu José Amaral. Poderá ler-se neste Blog a sua Biografia, escrita por Rui Lopes, num post de 3-12-2005.
Autor de muitas variações para Guitarra de Coimbra, de entre as quais destaco os dois Lás, um maior e outro menor, o primeiro gravado por António Portugal e o segundo por Pinho Brojo, este ainda em 78 rotações por minuto. Recentemente Pinho Brojo gravou mais outras peças suas de muito bom efeito.

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra vai receber amanhã a Medalha de Mérito atribuída pela sua universidade.

quarta-feira, julho 11, 2007

A Orquestra Clássica do Centro continua a brindar-nos com as suas grandes exibições.








Capa dum conjunto de dois CDs com o título "Serenata Monumental", uma edição da Movieplay, datado de 2003. É uma continuação dos 4 CDs já apresentados aqui anteriormente com o título de Fados e Guitarradas de Coimbra.

segunda-feira, julho 09, 2007

Manuel Melo enviou-me este óleo magnífico executado pelo seu filho Ricardo, rotulado de "Fadistagem". Pelo que se vê, há mais artistas na família! Segue o texto que me mandou com a pintura:

Muitas serenatas, muitas tertúlias, muitos se vão juntando em volta da chama, desta forma de expressão artística.
O teu Blog, bem mostra esta realidade, pela mão da tua câmara e da tua “pena”, e pela mão dos que te fazem chegar novas da fadistagem.
Gentes que se vão unindo, sem grandes alardes nos mass média, (felizmente) e que vão consolidando e construindo uma componente cultural muito nossa, muito parte da nossa terra.
Mas será “apenas” uma forma de expressão artística?
Em torno deste sentimento comum, resultante de vivências muito próprias, de que a “serenata”, “as repúblicas”, as “noitadas fadistas”, as referências dos grandes tocadores e cantores, uns bons “copos”, umas boas tertúlias, são componentes que na sua totalidade ou em parte, fazem este “ambiente”.
Um ambiente…um bocado de seita…que se espalha de Norte a Sul e até pelos “quatro cantos”, em que sobressai o convívio cultural e de amizade em torno de uma paixão comum.
Assumo algum naivismo nestas breves notas, que me “deu” para rabiscar, mas sempre achei que o que vale “ver” na rosa, são as pétalas e não os espinhos.
É com uma evocação que termino estes rabiscos: E traz um amigo também!

domingo, julho 08, 2007




Aqui vão as fotos da Serenata de ontem na Sé Velha.
Infelizmente, fiquei sem pilhas na máquina fotográfica, o que só deu para fotografar 4 Grupos, o da Associação dos Antigos Estudantes em Braga, o do Centro Cultural Regional de Santarém, o do ISEP (Porto) e o Grupo Serenata de Coimbra (Lisboa). Actuou ainda o Grupo Guitarras de Coimbra, tendo cantado com estes Camacho Vieira, Anarolino Fernandes, José Dias, Sutil Roque, Tito Costa Santos, Alcindo Santos, Fernando Rolim, entre outros.
RUI LOPES


























Orfeão de Águeda na noite de ontem. Após uma sardinhada e febras, uma serenata no auditório do Orfeão. Depois desta, uma jantarada, a abrir com uma sopa da pedra naqueles tigelões que se vêem nas fotos, seguida de leitão assado e muito champanhe.

Noite bem passada entre amigos. Foram estes: José Rodrigues Rocha, Jorge Rino, Manuel Dourado, Carlos Teixeira, Castro Madeira, Manuel Borras, Paulo Sucena, Júlio Balreira e outros que não sei o nome.

Etiquetas:

relojes web gratis