sexta-feira, agosto 17, 2007

Armando Marta

Morreu ontem o meu amigo e companheiro de jornada Armando Marta. É com grande tristeza que dou esta notícia aos amigos do Blog. O corpo deste grande executante da Canção Coimbrã, será amanhã cremado no cemitério de Olivais Sul, pelas 3 horas da tarde. As cinzas seguirão no dia seguinte, domingo, para Pinhel, sua terra natal, de que tanto falava com muito orgulho.
Foram 15 anos que com ele convivi, integrado num grupo com António Bernardino e Durval Moreirinhas. Correu-se o mundo em todos os sentidos e só terminámos quando a morte nos levou o BERNA. A partir daqui, Armando Marta não mais quis cantar.
*
Seguem dois comentário de Armando Luís de Carvalho Homem
*
Ausente 15 dias e de férias (também) da INTERNET, só hoje, sábado, 25 de Agosto, tomo conhecimento da morte de Armando Marta. Lembro aqui os 2 magníficos EP's 45 RPM que gravou:- O 1.º ca. 1964, com Eduardo de Melo / Ernesto de Melo (gg.) / Durval Moreirinhas (v.); contém «Balada das Águas» ("Ó rio das águas claras / que te vais lançar no mar..."), «Balada da Moleirinha», «Os teus olhos» e «Balada da saudade».- O 2.º, intitulado «Armando Marta / 4 canções de Coimbra» (ZIP 10 033 / E) - com António Andias / Durval Moreirinhas -, datará de ca. 1973, e contém «Canção ao meu menino», «Canção da terra estranha», Afagos, afagos» e «Modos de cantar»; todos os temas são do próprio e de Durval Moreirinhas.Terei ouvido cantar Armando Marta umas duas ou três vezes, a última das quais em 1992/12/13, no «Dia da Universidade» Autónoma de Lisboa, onde fui professor convidado um bom par de anos. Cantou também Arménio Marques dos Santos. Os instrumentistas foram Octávio Sérgio e Durval Moreirinhas. Curvo-me sentidamente perante a memória deste BEIRÃO, que foi um grande criador e intérprete e que, nos poucos encontros que tivemos, se me revelou Alguém extremamente cordial e de agradabilíssimo trato. Que hipóteses haverá de reed. dos seus escassos testemunhos discográficos?
*
P.S. ao "comment" anterior: Octávio Sérgio já aqui reproduziu a capa do EP «4 Canções de Coimbra» em 2005/09/30.

Na foto acima estão Armando Marta e António Bernardino, com os instrumentistas Octávio Sérgio (g) e Durval Moreirinhas (v).


Enviada por Jorge Vicetto, aqui fica a capa do disco "Coimbra Orfeon of Portugal" de 1962 onde José Afonso aparece pela primeira vez acompanhado simplesmente por duas guitarras clássicas (Durval Moreirinhas e José Niza) abandonando assim a formação clássica do grupo de fado de Coimbra. José Afonso interpreta "Minha mãe" e "Balada Aleixo".
Post retirado de: http://vejambem.blogspot.com/

quinta-feira, agosto 16, 2007





Em tempo de férias é em S. João do Estoril que passo algum tempo e não podia deixar de ir a casa de Alexandre Rodrigues Pereira fazer uma perninha com outros amigos. Aqui estou com Luís Plácido, Jorge Mackay e o próprio Rodrigues Pereira em franco convívio.

quarta-feira, agosto 15, 2007



Ontem, na Praça 8 de Maio (Adro da Igreja de Santa Cruz de Coimbra) houve Serenata com o Grupo "Pardalitos do Mondego" constituido pelos seguintes elementos:

Francisco Viana - Guitarra
Arnaldo Tomás - Viola
Felisberto Queirós - Voz
Rui Lucas - Voz

Foram interpretados vários temas entre os quais: Trova do Vento que Passa, Balada de Coimbra, Lá Menor do Bagão, Contos Velhinhos, entre outros.

Rui Lopes

domingo, agosto 12, 2007

Guitarra portuguesa

Rui Vinagre, associado a piano, contrabaixo e percussão, dá-nos aqui uma perspectiva diferente da guitarra. O link abaixo foi retirado da página GUITARRA PORTUGUESA. O título da peça é "Trilhos - Guitarra Portuguesa".

http://www.youtube.com/watch?v=V6C2VDP2lb4

relojes web gratis