sábado, outubro 06, 2007





Espectáculo a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro, no dia 4 deste mês, com o Grupo dos Cantadores do Redondo, Vitorino e Janita Salomé, a Orquestra Clássica do Centro e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, com direcção de Virgílio Caseiro.
Fotos amavelmente enviadas por Armando Duarte.

quinta-feira, outubro 04, 2007





Homenagem a Adriano Correia de Oliveira na Casa do Povo da Longra, Felgueiras. Do site da AJA http://vejambem.blogspot.com/

Assunto: CANTO LIVRE POR ADRIANO

Antecipadamente, desde já, apresento os meus respeitosos cumprimentos.
A Casa do Povo da Longra, em Felgueiras, e a Associação José Afonso (Núcleo do Norte), com sede no Porto, deram uma conferência de imprensa, no salão nobre da primeira colectividade, para anunciarem à comunicação social local e regional a realização, em parceria, de uma festa de homenagem a Adriano Correia de Oliveira, nos próximos dias 5 e 6 de Outubro, na Vila da Longra (Felgueiras), numa altura em que decorrem 25 anos após a morte do cantor, figura destacada da canção portuguesa. Recorde-se que, em Fevereiro passado, as duas associações fizeram evento semelhante em homenagem a Zeca Afonso.
O evento denominar-se-á “Canto Livre por Adriano”, a lembrar os históricos cantos livres que se promoveram neste país, antes e depois do 25 de Abril, sendo o mais conhecido o realizado em 29 de Março de 1974, no Coliseu dos Recreios, menos de um mês antes da Revolução dos Cravos.
Segundo o programa, ambicioso, vão ser dois dias de festa muito preenchidos: o ponto alto acontecerá no dia 6, à noite, no encerramento, com um grande concerto, precisamente, um “Canto Livre por Adriano”, no qual irão cantar Manuel Freire, Carlos Alberto Moniz, Luanda Cozetti e Norton Daiello (dos Couple Coffee), Grupo "Cantaremos Adriano" (Lisboa) e actuará ainda o Conservatório de Música de Felgueiras. 5 euros é o preço para a entrada para o concerto.
De tarde do dia 6, sábado, no auditório da Junta de Freguesia local, realiza-se um debate sobre a vida e a obra de Adriano, que contará com as seguintes presenças: Paulo Sucena (ex-presidente da FENPROF e amigo íntimo do cantor), João Mário Mascarenhas (director da Biblioteca-Museu República e Resistência, da Câmara Municipal de Lisboa, que privou com o homenageado), Helena Afonso (filha de José Afonso), Familiares de Adriano, bem como Alípio de Freitas (presidente nacional da Associação José Afonso, jornalista e prof. universitário). O Grupo de Fados da CP Longra animará musicalmente o debate.
As pessoas de longe terão jantar garantido por apenas 5 euros, pelas 19 horas.
No dia anterior, 5, sexta-feira, dia da República, decorrerão, na Casa do Povo, várias iniciativas: de tarde, haverá lugar à abertura de uma exposição; a apresentação pública do livro “Escritas do Maio” (escrita criativa para crianças sobre José Afonso), obra de Miguel Gouveia; apresentação do disco “Cantaremos Adriano”; intervenção do professor de História do ensino secundário Joaquim Correia Gomes, sobre o canto de intervenção no plano da História (para crianças, adolescentes, jovens e adultos); e assinatura de um protocolo entre a Casa do Povo e o Grupo de Teatro “PésnaLua” (Felgueiras). O Grupo de Fados da CP Longra animará musicalmente a sessão.
À noite deste mesmo dia 5, será levada à cena a peça de teatro “As Mulheres de Atenas”, de Augusto Boal, pelo grupo de Teatro-Ensaio Raúl Brandão (TERB), do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães. 2 euros é o preço para a entrada para este espectáculo.
A iniciativa conta com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola de Felgueiras e, entre diversas entidades, com o apoio institucional e logístico da Associação 25 de Abril, da Biblioteca-Museu República e Resistência (CM Lisboa), do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães e, ainda, com um apoio do Ministério da Cultura para a parte de teatro.
José Carlos Pereira

quarta-feira, outubro 03, 2007


Duas páginas da revista Capa e Batina, nº 26, de Dezembro de 2005.

terça-feira, outubro 02, 2007



CD "Coimbra dentro da alma", amavelmente oferecido por Paulo Larguesa, com Arlindo de Carvalho a cantar, Carlos Jesus na guitarra e Paulo Larguesa na viola.
Disco que se ouve com agrado. Enaltece-se o facto de quase todas as composições serem inéditas, embora, a meu ver, não traga algo de novo para a evolução da Canção de Coimbra.
Nota-se que o cantor está muito viciado na interpretação de música ligeira e não se consegue libertar disso. Nos dois temas clássicos que interpreta, faz as suas divagações pela música, típicas dos intérpretes do fado. Voz de cançonetista, mas demasiado gutural, por vezes.
Palavras de Paulo Larguesa, no email que me mandou: ...é apenas um CD de, como sabe, um sr. de 78 anos que não tem quaisquer pretensões a interpretar fado de Coimbra; é apenas um grande compositor e um intérprete de música portuguesa; fez, como sabe, grandes sucessos para a Amália, entre outros... Aqui está tudo dito.
A parte instrumental está bem enquadrada no canto. Carlos Jesus tem aqui um trabalho discreto mas eficaz, lembrando o seu grande mestre, António Portugal. Paulo Larguesa acompanha com o rigor que se lhe conhece.

segunda-feira, outubro 01, 2007



Aniversário do meu 7º ano do Liceu de Viseu. Lá estiveram alguns resistentes do Grupo de "Fados" da altura. Faltaram os violas. Mesmo assim a festa fez-se. Mataram-se saudades. Estiveram o António Moniz na guitarra e a cantar, Carlos Teles Gomes e Jorge Furtado.

Grande Gala da Académica de Coimbra no Casino Estoril. Diário de Coimbra de 29 de Setembro de 2007, com texto de João Luís Campos e fotos de Figueiredo.

domingo, setembro 30, 2007


Virgílio Caseiro no suplemento "Olá Gente" do Diário as Beiras de 28 de Setembro. Texto de Paulo Marques/Soares Rebelo.

relojes web gratis