Guitarra de Coimbra (Parte I)
sábado, abril 28, 2007


O PHIRO tradicionalmente usado durante as celebrações litúrgicas e orações pelos clérigos sírios. Os bispos e patriarcas usam cobri-lo com um capuz de seda designado "eskimo".
Fonte: Vestements of Syriac Orthotox Clergy, http://sor.cua.edu/vestements/index.html.
AMNunes

Zucchetto ou solideo de calote rósea gomada, rematado por borla verde de tipo pompom. Esta variante com borla foi usada pelos bispos espanhóis do século XIX, havendo conhecimento de práticas idênticas na Áustria, missionários anglicanos (base branca, borla violeta) e bispos da Ásia Menor (Antioquia).
Fonte: "Klericale Kopfbedechungen, http://www.dieter-philippi-de/mydante_1479html.
AMNunes

Outro elemento central de todos os trajes usados pelos académicos medievais, desde cedo convertido em insígnia, foi a cobertura de cabeça. No caso da Grã-Bretanha, os especialistas no estudo da origem e evolução do traje académico anterior à Reforma, estão de acordo quanto à ancestralidade do "pileus rotundus", referido no Sínodo de Bérgamo de 1311. Enquanto peça vestimentária ligada à história da Igreja Católica, há conhecimento do solideo pelo menos desde o século XIII. Uma das figurações plásticas mais antigas ocorre num fresco da Igreja de São Francisco de Assis, que retrata S. Francisco ajoelhado perante o Papa Honório III (ano de 1290). As designações variam conforme as línguas: pileus, pileolus, solideo, kalotte, calotta, subbiretum, subbmitrale, scheitelkappchen, tonsurkappchen, kulunsuua.
Usado inicialmente pelos clérigos sujeitos a tonsura, o solideo é praticamente idêntico ao yarmulke judaico e ao phiro clerical da Síria. A partir do século XV, a Igreja Católica definiu cores específicas para o solideo: por influência da cor branca dos dominicanos, o branco ficou reservado aos papas desde o pontificado de Pio V (dominicano), constituindo excepção os dominicanos norbertinos que também podem usar o solideo branco; os cardeais passaram a usar o solideo vermelho escarlate; os bispos e arcebispos em violeta e rosa-seco; os monges, os abades e párocos, em preto.
Admitindo que o solideo é a raiz mais remota dos chapéus doutorais britânicos, o mesmo não se pode congeminar quanto a Portugal e Espanha. Em todo o caso, o solideo ou zuchetto foi usado frequentemente até 1834 pelos docentes da Universidade de Coimbra que pertenciam a congregações religiosas, conforme documentam antigos retratos dispersos pelos edifícios antigos da Alma Mater (provenientes do Colégio de São Bento). Também foi usado até à Revolução de 1910 pelos lentes da Faculdade de Teologia, como bem documenta a designação "subbiretum". Abades conventuais, cónegos, bispos, cardeais e papas, usavam frequentemente o solideo sob as mitras, chapéus, barretes e tiaras.
No caso da Grã-Bretanha, operou-se mesmo um fenómeno raro de fusão do subbiretum e do birretum (século XVI), originando o extravagante barrete britânico.
Fonte: galeria fotográfica "Klericale Kopfbedechungen", http://www.dieter-philippi-de/mydant_1479html.
AMNunes


Figuração do Cardeal Jean Rolin por Jean Hey, ca. 1480 ("La Nativité du Cardinal Jean Rolin"). Notável precisão naturalista da "cappa clausa" talar de cauda, com a sua característica abertura frontal para a saída dos braços. O conjunto é completado por avantajado capelo de arminhos, com forro de veludo vermelho e respectivo capuz.
Na época a que nos reportamos, a iconografia representa basta vezes os cardeais romanos com o capuz do capelo deitado pela cabeça, solideo e galero. São José é figurado com uma loba semelhante ao modelo que se usou na Universidade de Salamanca.
AMNunes


Possível reconstituição da "cappa nigra" ou "palium" (não confundir com a insígnia eclesiástica do mesmo nome, ainda hoje usada pelos papas e cardeais).
Fonte: http://home.uchicago.edu/.
AMNunes


sexta-feira, abril 27, 2007






quarta-feira, abril 25, 2007
terça-feira, abril 24, 2007
segunda-feira, abril 23, 2007
Serenata de Coimbra na Assembleia da República
Serenata na Assembleia da República que será transmitida no canal 1 às 00h00 e no dia 25 de Abril às 21h00 na RTP África.
Mas não é só ... este Verão haverá novidades televisivas!!!
Nuno Silva
Ficamos à espera dessas novidades e, entretanto, vamos ligar a RTP1 e ouvir os sons dessa tua rica garganta! Já agora, diz quem vai contigo!
![]() |