sábado, dezembro 15, 2007

15 anos do Grupo de Fados da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
08/12/2007

Mensagem de Feliciano:

O grupo de Fados da FMUP esteve de parabéns, fazendo 15 anos. Decorreu um espectáculo de comemoração, no passado dia 8 de Dezembro, na Ordem do Médicos. Para além de ter reunido as várias formações anteriores, contou com a presença de convidados; nomeadamente Pedro Pinto e Pedro Caldeira Cabral. Foi gravado em vídeo e áudio, prevendo-se uma futura edição em formato DVD.

Veja aqui as fotos:
http://picasaweb.google.pt/jsome1/15AnosDeGrupoDeFadosDaFMUP

O grupo de Canto e Guitarra de Coimbra "Toada Coimbrã", celebrou 20 anos de carreira. Diário de Coimbra de ontem, no suplemento Fim-de-semana.

Concerto-conferência no Café Santa Cruz, no passado dia 9 deste mês. Diário de Coimbra de ontem, no seu suplemento Fim-de-semana.

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Tantas e tantas digressões com o Zé Miguel, e, agora, aqui ao pé de casa, não me foi possível - por motivos profissionais - estar presente na Festa dos Amigos. Mando-lhe este poema, não para ele cantar, desta vez, mas para que o guarde no seu álbum de memórias.
*
AB INITIO
Ao José Miguel Baptista

Quando alguém chegava
Aquém fronteira
Início, claridade,
Tu, sorridente, cantavas
Na meia tonalidade.

E bastava isso para haver manhã.
As horas que nascem do dia são tantas
Para chegarem nuvens de contradança...
Mas tu já tinhas lançado da laringe
Pássaros de todas as esperanças.

Dezembro de 2007
Eduardo Aroso

Do site da Toada Coimbrã apresento-lhes aqui o endereço para chegar à letra e à pauta de música com tablatura da linda Balada da Despedida do Quinto Ano Jurídico de 1988 - 89, numa transcrição de Manuel Soares.
http://toadacoimbra.blogspot.com/2007/11/balada-da-despedida-do-5-ano-jurdico.html

quinta-feira, dezembro 13, 2007

NATAL 2007 ( pensando na minha neta ) e dedicado ao José Miguel Baptista

Nasceu o Menino.

A surpresa não foi o curral

nem a pobreza

nem o toque divino

nem a beleza

sobrenatural

foi o sexo - era feminino.

Carlos Carranca

Orquestra Clássica do Centro

A nossa história ...
13 Dezembro 2001 – 2007 ( 6 anos )

Em 13 de Dezembro de 2001, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) teve a sua primeira apresentação no Teatro Académico de Gil Vicente. Posteriormente, o projecto da OCC foi considerado de superior interesse cultural, por sua Exª o Ministro da Cultura e como tal está desde então abrangido pelo Estatuto dos Benefícios Fiscais (anterior Lei do Mecenato). Desde 2004 a OCC é oficialmente reconhecida por parte do Ministério da Cultura, sendo-lhe atribuído um subsídio ao abrigo dos concursos para projectos profissionais. Também em 2004 foi constituída uma Comissão de Honra da OCC, que integra personalidades como Sua Ex.ª Reverendíssima o Bispo de Coimbra, os Governadores Civis de Coimbra, Viseu, Leiria e Guarda, os presidentes de 40 Câmaras da Região Centro, o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, o Presidente do Conservatório Regional de Coimbra, 4 Ordens Profissionais e ainda um conjunto de pessoas de indiscutível valia nacional.

Nos últimos 6 anos, a OCC tem vindo a intensificar a sua intervenção na Região Centro, com a apresentação de programas diversificados e abrangentes em termos de riqueza solística regional e nacional. A Orquestra tem procurado tirar partido desta riqueza, como forma de divulgar novos valores e os catapultar para o panorama nacional. Esta preocupação não impede a Orquestra, contudo, de continuar a privilegiar o contributo de grandes solistas nacionais como Carlos Guilherme, Pedro Caldeira Cabral ou Rão Kyao, Ana Paula Russo, António Salgado, Margarida Reis, Pedro Carneiro, Bruno Borralhinho, entre outros.

A OCC tem vindo a desenvolver uma actividade continuada em toda a região centro, essencialmente pautada pela realização de concertos “clássicos” e pedagógicos. Também tem vindo a multiplicar a actuação de formações de câmara (trios, quartetos e quintetos, entre outras), disponibilizando assim um leque variado de programas/ repertórios, em função das circunstâncias/ local dos eventos.

Permitimo-nos destacar do nosso historial algumas das iniciativas que realizámos/ organizámos em Coimbra:

Guitarra / Canção de Coimbra
O historial da OCC inclui diversas iniciativas realizadas sobre esta temática, nomeadamente Concertos em espaços monumentais, com a guitarra como instrumento solista, o tratamento orquestral da canção de Coimbra, o Festival “Cantar Coimbra”, realizado no Convento de S. Francisco (do qual resultou a edição de um CD gravado ao vivo), os workshops Encontros com a Guitarra I e II, sob orientação de Pedro Caldeira Cabral, e, em 2007, os I Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa, com o Alto Patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, que contaram com a participação em Concerto de verdadeiros mestres da guitarra, como sejam António Chaínho e Fernando Alvim, Pedro Caldeira Cabral, entre outros.

Conferências:
Em 2002 iniciámos um Ciclo de Conferências, a primeira das quais subordinada ao tema “Música, Educação e Cultura”. Ao longo do nosso percurso realizámos inúmeras Conferências sobre as mais diversas temáticas, para as quais convidamos personalidades de reconhecido mérito nacional e mesmo internacional, de que serão exemplo, o Maestro Vitorino de Almeida ou o pintor Mário Silva. Organizámos Ciclos temáticos em Ordens Profissionais (Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Médicos ou Ordem dos Enfermeiros). Levámos os Concertos comentados a vários municípios, assumindo claramente a vertente pedagógica que acompanha a OCC desde a primeira hora. Nestas Conferências paralelamente decorrem duas linhas de acção: uma, de exposição musicológica sobre pormenores da vida e obra do autor, pensamento estético, questões de interpretação, exposição temática, forma, etc., e outra de desempenho instrumental, levada a cabo por um conjunto de instrumentistas (trio, quarteto, quinteto, …).

Concertos:
Em conjunto com o Município de Coimbra organizámos ciclos de concertos anuais (um concerto por mês), genericamente denominados “Mo(nu)mentos Musicais” (no âmbito de “2003 – Coimbra Capital Nacional da Cultura”), Concertos Almedina (2005) e Concertos Prestígio (2006/2007).

Em 2002 demos também início à realização de Concertos Pedagógicos, que tiveram o seu ponto alto em com a realização de dois Concertos no Pavilhão Multidesportos, em Coimbra, com a presença de cerca de 2500 e mais de 3000 pessoas, respectivamente.

Outras iniciativas:
- organizámos um desfile de moda, ao som da Orquestra, na escadaria dos Serviços Centrais da Faculdade de Ciências da UC (Pólo II);
- organizámos um espectáculo único e de singular beleza, no Palácio de S. Marcos, com a participação da Orquestra e da Escola Portuguesa de Arte Equestre;
- concerto no Pátio das Escolas, Coimbra, com o Coro dos Antigos Orfeonistas da UC e o tenor russo Mikail Gubsky, no âmbito do encontro reitores;
- desde 2006, a convite da Reitoria da Universidade de Coimbra, organizamos a charamela da Universidade;
- em Março de 2007, integrado nas comemorações dos 100 anos da morte de E. Grieg, organizamos nomeadamente um recital de piano com Anne Kassa, que teve lugar na Quinta das Lágrimas;
- co-organizámos a digressão a Portugal da Orquestra de Câmara Juvenil de Nordrhein-Westfalen em Maio/ Junho de 2007 (total de 8 concertos realizados em Vila Real, Lisboa, Aveiro, Figueira-da-Foz e Coimbra);
- com o Governo Civil do Distrito de Coimbra, iniciámos uma parceria que se traduziu na realização das iniciativas
1. “A floresta também é património”, actividades realizadas nas grutas do Casmilo e concerto final realizado nas ruínas de Conímbriga (2 fins-de-semana);
2. “Encontro com o Património” – concerto/ conferência realizado no Mosteiro do Lorvão;
3. “Conc(s)ertos à Indiferença”, no âmbito de 2007 - Ano Internacional para a Igualdade de Oportunidades para Todos, com iniciativas em Lousã e Coimbra:
- Lousã (2 dias), Concerto / Conferência, com a participação do Dr. Fernando Nobre, Presidente da AMI, e do Quarteto de Cordas da OCC; e Concerto com a OCC e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (CAOUC):
- Coimbra, Concerto de Natal, na Sé Nova, com a participação da OCC e do CAOUC; Concerto / Conferência, no Café Santa Cruz, com a participação do Dr. Mário Soares, de Fernando Alvim (guitarra clássica), João Torre do Valle (guitarra portuguesa) e um Quarteto de Cordas da OCC.

- “Arte Com/nvida”, que inclui a realização de vários Concertos com o grupo 5ª punkada, do núcleo regional da APPC;
- Recitais no Rio Mondego:
1. à tarde, na Barca Serrana, com guitarra portuguesa e violoncelo;
2. à noite, a bordo do “Basófias”, com quarteto de cordas.

- “Concertos no Coreto”, em 2007 assinámos um protocolo de colaboração com a Águas de Coimbra, E.M., em que assumimos a organização de um ciclo de concertos com Filarmónicas do Concelho, realizado no coreto do parque Dr. Manuel Braga, em Coimbra, durante 10 sábados;

- da nossa programação destacamos ainda a realização anual de Concertos de Natal, Páscoa e Ano Novo (em Coimbra e outros locais), bem como a realização, em 2007, no Pavilhão Centro de Portugal, de um Concerto de Carnaval

De referir ainda a edição dos CD “Cantar Coimbra” (gravado ao vivo, em 2004, no Convento de S. Francisco, em Coimbra), “Mondego”, com Rão Kyao, (2007) e “Suite Aeminium” (2007), bem como a gravação para a Antena 2 do Concerto realizado no Mosteiro de Celas, com a participação do violoncelista Bruno Borralhinho e de “Uma Ilha na Lua” (em colaboração com a Camaleão – Ass. Cultural).
A Orquestra Clássica do Centro assinalou em 2007, 6 anos com uma actividade ininterrupta. Há palavras que definem este nosso percurso: determinação, entusiasmo e confiança na ideia de que, o projecto que defendemos é fundamental para a Cidade, para a Região, para as Pessoas. Pessoas que acreditam que, através da música, da cultura, se faz crescer um Povo! A todos a nossa gratidão!
Honra-nos a certeza de que fizemos o melhor que PODIAMOS. Muitos obstáculos houve que superar, mas sempre os dobrámos com denodo, coragem e de mãos dadas com os melhores. Enquanto contarmos com eles o projecto não parará de crescer.

O futuro é continuar, continuar, continuar!!!
Trabalhar para que a OCC se expanda e se imponha como uma instituição cultural autónoma e orientada pelo e para o Bem da Cidade e da Região Centro continua a ser o nosso objectivo.
“ Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!”
Contamos com todos!
Boas Festas!
Enviado por Maria Emília Martins

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Reportagem da festa de ontem no Atrium Solum, para homenagear José Miguel Baptista. Diário de Coimbra de hoje com texto de Paula Monteiro e foto de Ferreira Santos..

terça-feira, dezembro 11, 2007

Homenagem a Miguel Torga no Casino Estoril, promovida pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa. Jornal Centro de 5 de Dezembro.

José Miguel Baptista vai ser hoje homenageado. Diário de Coimbra de hoje com texto de Ana Margalho e foto de Carlos Araújo.
Parabéns, José Miguel.

segunda-feira, dezembro 10, 2007









Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos - "Conc(s)ertos à Indiferença".

João Torre do Valle, Fernando Alvim e um Quarteto da Orquestra Clássica do Centro, antecederam a conferência de Mário Soares, subordinada ao tema "Globalização e Igualdade Social", realizada ontem.

Em cima, pequenas biografias de João Torre do Valle e Fernando Alvim, insertas no folheto distribuído aos assistentes.

Mudanças na Queima das Fitas, a partir de 2008. Diário as Beiras de hoje, com texto de Patrícia Cruz Almeida.

Honoris Causa de Almeida Santos no Diário de Coimbra de hoje, com texto de Carlo Santos e fotos de Ferreira Santos.

Almeida Santos


Hoje, pelas 10.30 na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra foi o Doutoramento Honoris Causa do Dr. Almeida Santos que, além de político e jurista, é um cultor da Canção de Coimbra, tendo cantado, tocado guitarra (autor de umas Variações em Ré Menor), além de ter feito parte da Tuna Académica da UC e do Orfeon Académico de Coimbra.
O Padrinho do Doutorado Honoris causa foi o Professor Doutor Gomes Canotilho, tendo o Professor Doutor Avelãs Nunes feito a apresentação do Doutorado e o Professor Doutor Pinto Monteiro (não é o procurador geral, mas o irmão, Catedrático de Direito de Coimbra).
De destacar que estivaram entre as individualidades: Presidente da Assembleia da República, Presidente do Tribunal Constitucional, Presidente da Relação de Coimbra em representasção do Juíz Presidente do Supremo, Ministro da Justiça, General Ramalho Eanes, Dr. Mário Soares, Dr. Jorge Lacão, Procurador Geral da República, Dr. Mota Amaral, entre outros.
Notar a pesença, a nível da Canção de Coimbra, do Dr. Fernando Rolim e do Dr. Camacho Vieira. Também nos cadeirais o Professor Doutor Polybio Serra e Silva que, além de lente de Medicina, foi Tuno e pertence aos antigos Tunos da UC.
Rui Lopes

domingo, dezembro 09, 2007

Coimbra Versus Lisboa - Que Futuro? (I). Texto de Horta da Silva no Diário de Coimbra de ontem.
A 2ª parte aparece no dia 16 deste mês de Dezembro.

relojes web gratis