terça-feira, março 07, 2006


Carneiro da Silva Posted by Picasa
Retrato de Armando Carneiro da Silva, derradeiro conimbógrafo de uma geração de notáveis onde pontificaram José Pinto Loureiro e Octaviano do Carmo e Sá. Nasceu em Coimbra, na Freguesia da Sé Nova, a 7 de Fevereiro de 1912, tendo falecido na sua terra natal no dia 5 de Março de 1992.
Foi autor de dezenas de trabalhos, alguns de valia insuperável e de consulta obrigatória, tendo exercido funções de 2º Director da Biblioteca Municipal de Coimbra. Não contando mais do que a frequência da antiga escola profissional de Avelar Brotero, Carneiro da Silva era senhor de considerável erudição, não temendo a leitura dos ingratos palimpsestos municipais de antanho. Homem de cultura, sólido e fecundo produtor de cultura, Carneiro da Silva metia no bolso de uma assentada muitos técnicos diplomados e seguramente a "geração zéza" filha da malfadada reforma Ana Benavente/Eduardo Marçal Grilo.
Possuía na sua casa de habitação da Rua António José de Almeida milhares de fichas manuscritas e variadíssimos documentos. O seu gabinete fazia lembrar os "scriptoria" dos laboriosos monges de outrora.
No que respeita à História da Canção de Coimbra, Carneiro da Silva publicou em 1955 uma obra rara e esgotada, "As Récitas do V Ano", monografia que durante meio século passou ao lado dos investigadores, dado que leitura crítica concluída não é possível continuar cegamente a dizer que o repertório do "chamado Fado de Coimbra" é constituído apenas por "fados estróficos".
Convivi com Carneiro da Silva assiduamente, quer num gabinete de trabalho situado num prédio sobranceiro aos Paços do Concelho (onde lamentava não ser mais utilmente aproveitado), quer na sua casa da António José de Almeida. Em 1988-1989, Carneiro da Silva facultou-me fotocópias de dezenas de partituras musicais, através do seu amigo e fotógrafo Varela Pécurto com quem viria a trabalhar estreitamente em 1999. Foi também na sua casa que vislumbrei as insígnias da praxe de Antero de Quental. Carneiro da Silva disse-me taxativamente que por sua vontade, as partituras, as insígnias de Antero e diversos sobre as tradições académicas, estavam destinados ao Museu Académico.
Reformado, Carneiro da Silva não sabia estar em casa e muito menos inactivo. A sua figura aprumada, de farta cabeleira branca, memória prodigiosa e erudição cintilante, parecia incomodar a nova geração de técnicos ligados à Biblioteca Municipal e ao Pelouro da Cultura. Por seu turno, Carneiro da Silva sentia-se injustamente desaproveitado. Não o desperdiçou a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra que logo o fez sócio honorário. A ele se devem, por exemplo, dezenas de preciosas fotografias captadas em directo durante as demolições estatais da Velha Alta. Com parte substancial dos documentos de Carneiro da Silva se editou o álbum fotográfico "A Velha Alta Desaparecida" (1984).
Após o falecimento de Carneiro da Silva, pelo menos uma parte da documentação chegou a estar em Aveiro, em casa de seu filho Eng. Carneiro da Silva.
Sem querer entrar em polémicas que não me dizem respeito e cujos contornos obscuros ignoro, creio que Carneiro da Silva, no seu muito amor a Coimbra e às coisas da edilidade, desejaria doar os seus ficheiros à Biblioteca Municipal, ou porventura ao Arquivo Municipal (que aliás organizou). Mas ínvios são os caminhos. Em 2004 o Eng. Carneiro da Silva doou à Santa Casa da Misericórdia de Coimbra a parte mais substancial da documentação paterna. Em Fevereiro de 2006, numa visita ao Museu Académico, chamou-me a atenção uma vitrine com as insígnias da praxe de Antero de Quental. Não deixei me me alegrar e comover com uma tal visão. Por momentos vi-me de novo a manuseá-las sobre a mesa da sala de Carneiro da Silva, tendo na mente uma âncora de pedra junto a um banco do Campo de São Francisco de Ponta Delgada onde se lê a palavra "esperança". Ali se suicidou Antero. Quando terminou o curso (1864), Antero deixou alguns pertences em Coimbra, na casa de seu tio Filipe de Quental (1824-1892). Foi por intermédio de Filipe de Quental, lente de Medicina, que as insígnias da praxe de Antero (moca de madeira exótica e palmatória) permaneceram em Coimbra, tendo chegado às mãos de Carneiro da Silva, com actual depósito no Museu Académico.
Para saber mais sobre Carneiro da Silva veja-se o bem documentado texto de António Gonçalves, "Armando Carneiro da Silva. Bibliotecário e investigador", revista MUNDA, Nº 35, Maio de 1998, págs. 81-96.
AMNunes

Antigos Orfeonistas: 20 anos de (En)Cantos

Por José Miguel Baptista no Jornal de Coimbra de 21 de Fevereiro de 2001






Final do texto de José Miguel Baptista, no Jornal de Coimbra de 21-2-2001.

segunda-feira, março 06, 2006


Coro dos Antigos Orfeonistas no Québec, no ano de 1998. Foto de José Miguel Baptista. Posted by Picasa


Coro dos Antigos Orfeonistas de partida para a África do Sul, no ano de 1989. Foto de José Miguel Baptista. Posted by Picasa


Coro dos Antigos Orfeonistas em Ottawa, no ano de 1998. Foto de José Miguel Baptista. Posted by Picasa


Coro dos Antigos Orfeonistas no Mosteiro de Rila, na Bulgária, no ano de 1995. Foto de José Miguel Baptista. Posted by Picasa


Coro dos Antigos Orfeonistas em Hannover, no ano de 2000. Foto de José Miguel Baptista. Posted by Picasa


Coro dos Antigos Orfeonistas em Hannover, no ano de 2000. Foto de José Miguel Baptista. Posted by Picasa


Coro dos Antigos Orfeonistas em Salzburg, no ano de 2001. Foto de José Miguel Baptista. Posted by Picasa

domingo, março 05, 2006


O Teatro Avenida Posted by Picasa
Vista geral da frontaria e cúpula do velho Teatro Circo do Príncipe Real D. Luís Filipe, Teatro Circo de Coimbra, ou mais simplesmente Teatro Avenida e ainda "Avenida". Inaugurado em 20 de Janeiro de 1893, veio a ser demolido sem lágrimas nem dó em finais da década de 1980, para dar lugar a um sofisticado centro comercial.
O Avenida, teatro que entre 1893 e 1963 (inauguração do novo Teatro Académico no polivalente da AAC, projecto Alberto Pessoa/Abel Manta) serviu de principal sala de espectáculos à Academia de Coimbra, vegetava quando em Outubro de 1985 me matriculei na UC. Acabou tristemente, projectando sem garbo nem glória filmes pornográficos de refugo. Se não me falha a memória, o derradeiro filme que lá vi terá sido "O Nome da Rosa". Creio que, algures no "Diário de Coimbra", o jornalista Joaquim Reis lhe escreveu o epitáfio, lamentando a decisão de demolição, lembrando os dias grandes, apelando à movimentação cívica. Em vão. Após terem sofrido na pele a hecatombe das demolições da Velha Alta Salatina, levadas a cabo arbitrariamente pelo regime salazarista, as gentes de Coimbra só poderiam encolher os ombros ante o caso Avenida. Afinal o que era um velho teatro, quando comparado com quarteirões e casario derribados, memórias e costumes riscadas do mapa, deportações forçadas de salatinas para bairros económicos situados nas periferias da cidade?
De valia arquitectónica modesta, o Avenida era, a par da Cadeia Penitenciária, um belo exemplo da consagração local oitocentista da arquitectura do ferro. O grande recinto central tinha a forma de um coliseu (relembremos os edifícios mais ou menos contemporâneos de Lisboa e de Ponta Delgada. Exteriormente, o de Ponta Delgada apresenta fachadas muito singelas), com plateia de planta circular cindida por corredores e palco convencional. A toda volta da sala nasciam pilares de sustentação, sobre os quais se apoiavam dois aneis corridos de camarins guarnecidos com gradins metálicos. A estrutura metálica da cúpula veio de um mais antigo Teatro Circo do Arnado (Cf. Gonçalo dos Reis Torgal, "Coimbra. Boémia e saudade", Tomo I, Coimbra, 2003).
O Avenida não era, com efeito, um teatro luxuoso, nem no mobiliário, nem na decoração. Artur Paredes que nele actuou pela derradeira vez em Maio de 1960, nunca gostou da acústica da sala. Além de Artur e de Carlos Paredes, pelo defunto Avenida passaram quase todos os grandes divos da Canção de Coimbra.
Mais um exemplo do triunfo do economicismo.
AMNunes


Um libelo contra Delgado Posted by Picasa
Talvez não valesse a pena dar notícia desta obra que tem tanto de fascinante quanto de terrífica, não fora o seu autor um antigo estudante da Faculdade de Letras da UC, neto paterno do também antigo estudante e malogrado escritor do "fantástico noir" Álvaro do Carvalhal, irmão do guitarrista António Carvalhal e do antigo TAUC Joaquim Carvalhal, todos eles com fortes ligações artísticas e afectivas ao universo da Canção de Coimbra.
Luís Abreu de Almeida Carvalhal, filho de Álvaro Carvalhal (natural de Braga, porém feito em Coimbra) e de uma burguesinha católica de Esposende, Eugénia Abreu, nasceu em Esposende no ano de 1913. Veio a falecer no Brasil, no dia 18 de Novembro de 1995, país onde se refugiara após a 2ª Guerra Mundial. Estabeleceu-se em Coimbra no ano de 1931 com a família, tendo ali concluído o Liceu D. João III e o curso de Histórico-Filosóficas.
Incompatibilizado com o Estado Novo e ideologias totalitárias campeantes na década de 1930, Luís Carvalhal e um seu colega Cajeira boicotaram a "Exposição do Livro Italiano", uma campanha pró-fascista promovida pelo Instituto Italiano da Faculdade de Letras, com agendamento para 19 de Maio de 1939. Alberto Vilaça, in "Para uma História remota do PCP em Coimbra (1921-1946)", Lisboa, Edições Avante, 1997, págs. 196-197, atribui erradamente a façanha ao antigo estudante de Direito e investigador António José Soares. No fundo, a culpa não é de Alberto Vilaça mas sim de Soares, que inquirido sobre estes factos em carta, optou por chamar a si um protagonismo que não desempenhara. Não deixo de lamentar uma tão insólita quanto desnecessária atitude no meu mestre de tradições estudantis, para mais tendo em conta os seus reconhecídos escrúpulos. Soares esteve preso com Joaquim Namorado na Cadeia de Coimbra entre 27 e 31 de Maio desse ano por supeitas nunca confirmadas. Não se confirmou aquilo que não era passível de confirmação. Soares e Namorado estavam implicados em acções de colaboração com a célula clandestina local do PCP e com a impressão e distribuição do jornal afecto ao PCP "Sol Nascente", mas não com o boicote à acção pró-fascista. Num livro muito mal recebido em Coimbra, da autoria de um opositor ao regime, membro do TEUC, João José Falcato ("Coimbra dos Doutores", Coimbra, Coimbra, Editora, 1957, págs. 85-87), o episódio vem relatado sem eufemismos, omitindo os nomes dos protagonistas.
Luís Carvalhal e Cajeiro, uma vez no interior do edifício da antiga Faculdade de Letras, deixaram-se ficar para além da hora do fecho dos enormes portões de ferro, tendo-se escondido discretamente. Noite alta, penetraram na sala onde a exposição pró-fascista aguardava inauguração, tendo salpicado o retrato de Mussolini com fezes. A bandeira italiana encontrava-se rasgada e as paredes estavam besuntadas com frases contestatárias em negrão, dando vivas à Etiópia, Albânia, Chescoslováquia e a um Portugal "livre e independente".
Luís interrompeu o curso durante a 2ª Guerra, tendo prestado serviço militar durante 3 anos como alferes meliciano em Cabo Verde. Terminado o serviço militar veio concluir o curso a Coimbra. Trabalhou como professor em Esposende e no Colégio Nuno Álvares (Tomar), tendo-se envolvido na campanha de Norton de Matos, facto que lhe valeu a irradicação do exército. Denunciado em Esposende e banido do ensino no ano lectivo de 1949-1950, nada mais restou a Luís Carvalhal do que refugiar-se no Brasil, território onde se lhe foi juntar seu irmão Joaquim.
A PIDE sabia que Luís Carvalhal era da oposição ao regime, mas as rusgas domiciliárias nunca encontraram quaisquer documentos comprometedores, nem em Tomar, nem em Esposende. Os documentos da campanha de Norton de Matos e diversos estavam bem guardados nas dependências da Fábrica Vista Alegre, Ílhavo, onde habitavam e trabalhavam sua irmã Mariberta Carvalhal e seu cunhado Franklin.
No Brasil, Luís Carvalhal foi um dos principais dinamizadores da campanha de acolhimento e apoio financeiro ao General Humberto Delgado. Totalmente avesso ao movimento de independência das colónias africanas, as coisas entre Carvalhal e Delgado azedaram definitivamente, saldadas numa famosa cena de pugilato relatada pela imprensa.
"A verdade..." é obra de um homem magoado e desiludido na sua honra e brios. Luís Carvalhal era um liberal à maneira britânica, cavalheiroso e idealista. Conheceu em Humberto Delgado imperfeições de carácter depressa reveladas no convívio particular.
Nos inícios da década de 1990 a investigadora brasileira Heloísa Paulo trabalhou em Coimbra com o Doutor Luís Reis Torgal temas menos conhecidos ligados à ditadura brasileira de Getúlio Vargas e à propaganda desenvolvida no Brasil pelo SPN/SNI. Todas as vezes que eram afloradas estas questões, Heloísa Paulo fazia questão de lembrar que a imagem heróica de Delgado alimentada em Portugal nada tinha a ver com a imagem "negra" de Delgado no Brasil.
O livro de Luís Carvalhal não relata nada que não corresponda à realidade história vivenciada pelo seu autor. "A verdade sobre Humberto Delgado no Brasil. Cartas inéditas, notas e comentários", Rio de Janeiro, Editorial Globo, 1986, é uma obra rara nas bibliotecas portuguesas, cujas páginas merecem cuidada mastigação.
Aqui fica a nossa homenagem a Luís Carvalhal, mais um esquecido membro da "família da Canção de Coimbra", por onde passou discretamente como executante de violão de cordas de aço.
Agradecimentos: documentos e testemunhos da Dra. Mariberta Carvalhal
AMNunes

sábado, março 04, 2006


Virgílio Caseiro Comendador. Foi ontem agraciado com as insígnias de Comendador da Ordem de Santiago de Espada. Não tive o privilégio de assistir ao acto, por compromissos assumidos anteriormente com os Antigos Tunos.
Os meus parabéns Virgílio! Justiça te seja sempre feita!
Notícia do Diário das Beiras de hoje, por Patrícia Cruz Almeida com foto de Carlos Jorge Monteiro. Posted by Picasa


Antigos Tunos na Póvoa - Cós, Alcobaça. Daniel Tapadinhas, em trompete; Regente, Augusto Mesquita. Espectáculo realizado ontem, dia 3.Posted by Picasa


Antigos Tunos na Póvoa - Cós, Alcobaça. Ensaio do grupo de "Fados": Mário Rovira, Victor Nunes e Heitor Lopes a cantar; Humberto Matias (v) e Octávio Sérgio (g). Espectáculo realizado ontem, dia 3.Posted by Picasa


Meireles e Jorge Gomes Posted by Picasa
Momento descontraído na oficina de Fernando Meireles, em 15/02/2002. Meireles afina e experimenta o bandolim proveniente da oficina de Manuel Ferreira Neves, sob o olhar atento do "Mestre" de Guitarra de Coimbra Jorge Gomes.
AMNunes


Fernando Meireles Posted by Picasa
Visita de estudo e momento de convívio informal na oficina de Fernando Meireles/TAUC, em 15/02/2002. Estiveram presentes Carlos Alberto Dias, Jorge Gomes, António Ralha e António Nunes. Foram fotografados e medidos diversos cordofones. Meireles está a tirar os moldes do bandolim apresentado nas fotos anteriores. Na data apontada, Fernando Meireles era já um primus inter pares na construção da Viola Toeira, Guitarra de Coimbra e Sanfona. Tinha acabado de "inventar" um bandolim de excepcional qualidade, dedicando ainda parte do seu tempo ao grupo REALEJO.
AMNunes


Bandolim de Coimbra (4) Posted by Picasa
Grande plano do remate do braço e pá de cravelhas. É visível o restauro efectuado por Jorge Gomes.
AMNunes


Bandolim de Coimbra (3) Posted by Picasa
Fotografia de frente, estando o bandolim sobre o banco de trabalho de Fernando Meireles.
AMNunes


Bandolim de Coimbra (2) Posted by Picasa
Costas do cordofofe pertencente a Carlos Alberto Dias.
AMNunes


Bandolim de Coimbra (1) Posted by Picasa
Gracioso bandolim proveniente da oficina do violeiro Manuel Ferreira Neves, Coimbra, Beco de Montarroio. Fabrico artesanal, datável da década de 1940 (?), com tampo inferior, ilhargas, cravelhas e pá em pau santo, sendo o tampo superior em casquinha. Voluta em ferradura, muito apreciada pelos violeiros conimbricenses de setecentos/oitocentos, com 8 "carrapetas" de madeira. Tem 29,9 cms de corda vibrante, boca de 5 cms, ilharga oscilando entre os 3 cms (ao cepo) e os 3, 5 cms (ao atadilho), caixa de 18 cms, escala com 2, 9 cms (em cima) e 3, 4 cms (em baixo), com pontos de latão amarelo, cavalete e pestana em osso. Apresenta ornamentação tipicamente conimbricense, muito austera e comedida (flor oval em madrepérola na voluta) e filetes lineares nos rebordos da caixa e boca.
Este bandolim, pertencente a Carlos Alberto Dias, grande dinamizador dos Salatinas Amigos da Alta de Coimbra, foi medido por Jorge Gomes na oficina de Fernando Meireles, no dia 15 de Fevereiro de 2002.
Foto e texto: AMNunes


Frescos da República dos Paxás Posted by Picasa
Apontamento da caixa das escadarias da antiga República dos Paxás (31/01/1950; 1987), focando um grelado de Direito e um veterano no acto de apadrinhamento de um caloiro. Esventrado de telhado, portas e janelas, o prédio da Vila Bento achava-se em adiantado estado de degradação no mês de Fevereiro de 1988, data da presente fotografia.
Já havíamos publicado neste mesmo Blog uma fotografia de uma serenata mural colhida no interior do prédio, cuja legenda era omissa quanto ao nome do autor do trabalho. Relendo a longa reportagem que o jornal "O Primeiro de Janeiro", de 3ª feira, 24 de Fevereiro de 1959, dedicou a esta República de estudantes, a propósito da visita do escritor brasileiro Erico Veríssimo (23/02/1959), ficamos a saber que as pinturas murais que tanto extasiaram Veríssimo eram da autoria de VARELA DOS REIS (quem seria este grácil manejador do pincel?).
Vale a pena recordar que Erico Veríssimo esteve em Coimbra nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 1959, tendo cumprido o seguinte programa cultural:
-visita aos espaços turísticos de Coimbra;
-almoço num "restaurante típico" de Santa Clara;
-passagem pelo Portugal dos Pequenitos (foto do escritor com capa e fitas na réplica do edifício da UC, in "O Primeio de Janeiro", op. cit.);
-visita à UC, incluindo a Sala dos Capelos e a Biblioteca Joanina;
-visita à Associação Académica então alojada no Colégio dos Grilos, com demora nas salas do Museu Académico;
-palestra no Teatro Avenida;
-visita à Real República dos Paxás com entrega do diploma de Paxá Honoris Causa, ceia de gala (com estudantes e vários lentes);
-serenata de homenagem ao escritor, estando Veríssimo numa das janelas do andar superior da República dos Paxás (que formação terá realizado a serenata?).
A propósito do derradeiro ponto do programa de homenagem a E. Veríssimo se pode constatar que que o ritual das serenatas conimbricenses nunca visou unica e exclusivamente o cortejamento amoroso feminino, comportando outras dimensões comunicacionais e artísticas que também abarcavam, entre outras manifestações culturais (festividades estudantis, Festas da Rainha Santa Isabel, Fogueiras de São João), actos de homenagem a importantes figuras. Podemos exemplificar, sem quaisquer precupações de datas, serenatas de homenagem a António Feliciano de Castilho, El-Rei D. Carlos, Rainha D. Amélia, Príncipe D. Luís Filipe, Augusto Hilário, Erico Veríssimo, Edmundo Bettencourt, e a famosa serenata dedicada ao cirurgião sul-africano Christian Barnard (12/03/1968).
AMNunes

sexta-feira, março 03, 2006


José Parente Posted by Picasa
Retrato do executante de Guitarra de Coimbra e compositor José Parente, publicado em "O Notícias Ilustrado", Nº 44, Série II, de 14 de Abril de 1929, em publicidade à editora His Master's Voice. Durante muito tempo interroguei-me sobre quem seria este compositor e executante de bom nível, presente em gravações de Felisberto Ferreirinha, Alexandre Rezende e nos discos em que é solista de inúmeras "guitarradas".
Para se ter uma pequena ideia, Parente gravou por volta de 1927, com Felisberto Ferreirinha (cantor) e Campos Costa (violão), na Parlophone, os temas Fado da Praia, Fado da Sugestão, Fado Antigo de Coimbra, Fado da Graça, Fado da Enfermeira, Fado das Perdidas, Fado da Beira Mar, Fado do Queixume, Fado Maria (=Manassés) e Pálidas Madrugadas (=Fado das Ruas); mais ou menos pela mesma altura, também na Parlophone, gravou com Alexandre Rezende (voz) e Campos Costa (violão) uns 8 temas nos estilos Coimbra e Lisboa; ao longo de 1928 fez pelo menos 4 sessões de gravações em Lisboa (com Abel Negrão) onde tocou instrumentalmente peças de sua autoria e umas 7 a 8 composições de Paulo de Sá (melodias de temas cantáveis).
Ele há estranhas coincidências. Tendo em conta a passagem dos 10 anos do falecimento do antigo estudante da Faculdade de Letras da UC, 1º violino da TAUC e executante "envergonhado" de Guitarra Toeira de Coimbra Vergílio Ferreira (28/01/1916; 01/03/1996) telefonei à Dra. Mariberta Carvalhal a pedir-lhe que me ajudasse a encontrar a referência que o escritor deixou no diário à famosa Serenata Monumental de 1989 transmitida pela RTP. Conversa puxa conversa, lá clarificámos que Vergílio visionou emocionadíssimo a transmissão em directo da Serenata Monumental da Queima das Fitas de 5 de Maio de 1989, conforme regista no "Conta Corrente", 2ª Série, 1989, pág. 79, com alusões à sua querida colega de curso Mariberta Carvalhal. Daqui saltámos para um longo artigo de Jorge Costa Lopes, "A paixão da música segundo Vergílio Ferreira", Suplemento Das Artes Das Letras, O Primeiro de Janeiro, de 27 de Fevereiro de 2006, págs. 6-12. Pois não é que os Parentes foram importantes figuras dos meios musicais de Gouveia/Manteigas, activos nas décadas de 1920/1930 (tuna, Orfeão de Gouveia, serões musicais)?
O Padre António de Jesus Hipólito Parente, pároco de Melo a partir de 1925, professor de violino de Vergílio Ferreira, sabia música, fundou uma tuna local, e tocava diversos instrumentos. Um outro irmão, o Padre Joaquim Dias Parente, pároco em Manteigas, tocava magistralmente Guitarra de Coimbra. Era autor de peças como "Fado do Pastor" e "As Sardinheiras". Considerado bom artista na execução da guitarra, mas inferior a Joaquim Parente, era o mano José Parente. José Parente tinha uma filha, Maria Natália da Fonseca Parente, com nomeada na região serrana pelas suas execuções pianísticas. O periódico local, "Notícias de Gouveia", de 17 de Fevereiro de 1933, descreve o programa de um sarau de homenagem ao Padre António Parente (já então padre em Gouveia), organizado pelo Orfeon de Gouveia, onde além dos trechos de piano e de violino, brilharam na 4ª parte nas "guitarradas" os manos Padre Joaquim Dias Parente e José Parente. Além de inveterados melómanos, os manos Parentes eram musicalmente ilustrados.
A identificação de executantes de guitarra em Gouveia no 1º quartel do século XX é um dado importante, como que a confirmar as vendas de cordofones construídos nas oficinas de Coimbra pelos diversos povoados da Beira Litoral e região serrana, corroborando ainda as suspeitas de José Alberto Sardinha quanto a uma mais ancestral implantação da Guitarra nos meios rurais (Cf. "Tradições muisicais da Estremadura", 2000). Afinal não era só em Anadia, Mealhada e Arganil que nos tempos da juventude de Antero da Veiga se tocava guitarra.
AMNunes


Manual de Viola da Terra Posted by Picasa
Frontispício da obra do formador Ricardo MELO, "Manual de Apoio ao Estudo da Viola da Terra Micaelense", Ponta Delgada, Direcção Regional dos Assuntos Culturais, 2005. Estamos em presença de um importante manual de iniciação ao conhecimento e toque tradicional da Viola da Terra usado na Ilha de São Miguel, Açores, com 44 páginas e um cd com 20 faixas sonoras, oficialmente apresentado na cidade de Ponta Delgada a 18 de Fevereiro de 2006.
Ricardo Melo, formador de Viola da Terra no Conservatório de Ponta Delgada, disciplina onde sucedeu condignamente ao Mestre Miguel Pimentel, brinda-nos com um método onde se espraia sobre o historial da viola de arame regional, respectivo sistema de encordoamento e afinação, técnicas de mão direita e de mão esquerda, escalas, acordes maiores e menores (tablaturas e fotografias) e diversas transcrições musicais de modas tradicionais.
O cd tem o mérito de apresentar aos alunos 20 trechos de modas (canções) e "bailhos" (=danças) em 1ª e 2ª violas interpretadas separadamente. Não deixo de exprimir algum contentamento ao (re)escutar estas modas que bailei e trauteei na minha juventude, quando entre 1983-1985 integrei o Grupo Folclórico Ilha Verde da Escola Secundária Domingos Rebelo onde reinava o Sr. Quental como tocador de Viola da Terra.
Bem se pode dizer destas modas que alguns incautos reputariam de muito "antigas", os fados coreográficos (Fado da Povoação, nº 1; Fado Furado, nº 2; Pézinho Velho, nº 13), o rema (=Bailho de Santa Maria), as valsas (pelo menos Chamarrita e Sapateia) e os minuetos (Raminho de Salsa=Flor da Murta) pouco recuam para trás de 1800. Os fados e as valsos não serão anteriores a 1820 no arquipélago. Surprendentemente, ou talvez não, nas Variações Sobre a Saudade (nº 20), Ricardo Melo remata a composição com um fado em modo menor. Esta versão só pode ser um acrescento posterior ao original, pois a Saudade enquadra-se no universo luso-brasileiro e açórico das modinhas da 2ª metade de setecentos. O mesmo diremos de modas polqueadas e contradanças (Casaca ou Abana) que encontramos noutras ilhas.
Ricardo Melo não é um ensinante amador. Possui ilustração musical e mostra dominar com grande à vontade a arte da viola de arame, individualizando-se do seu "mestre" Miguel Pimentel, por via de uma execução mais dura, em todo o caso com momentos de notáveis arrebatamentos virtuosísticos em Mangericão (nº 10), na Saudade e nos sempre belos quanto difíceis introdução+acompanhamento de Pézinho da Vila (nº 14).
Ricardo Melo executa as danças em ritmo comedido, posicionando-se assim num registo mais próximo das marcações originais dos bailes, cujas coreografias e respectivos ritmos puxavam ao arrastado, incluindo as tão convencionais vénias/mesuras/arquinhos de braços/mãos dadas, que nos remetem para as danças fidalgas de salão, não olvidando que no núcleo dos "bailhos velhos" de cada ilha ia um tocador de viola incorporado na roda. Ora, o levar um tocador na roda, implicava: a) que este direccionasse o braço da viola para a parte exterior da roda por forma a não chocar nos restantes pares de baile; b) não cingisse o seu par com mãos e braços, excutando a mulher toda a coreografia sem agarrar o tocador; c) o braço da viola fosse projectado de través e ao alto para para evitar embaraçosos choques; d) que o tocador menos habilidoso se socorresse do toque ao rasgado, modus faciendi que veio a predominar nas ilhas do Pico e Faial; e) que as coreografias fossem bem mais lentas do que as que vieram a ser inventadas por ensaiadores activos em Ponta Delgada nas décadas de 1940-1950.
Creio que neste particular, porquanto ligado a ranchos folclóricos locais, Ricardo Melo sabe distinguir entre tradições musicais da Ilha de São Miguel e "folclore formatado por ensaiadores de grupos folclóricos". Não quero com isto ofender a memória de homens como um Tenente Francisco José Dias (1907-1980), mas também não posso olvidar que se encontra entre os inventores da estranha, estrelada e saltitante coreografia do Fado da Povoação. Como também não esquecerei a fundadora do Grupo Ilha Verde, Ortrud Sachaale, cujo trabalho foi muito aplaudido nas décadas de 1960/1970. Mas cabe perguntar, Sachaale não reinventou largamente modas micaelenses, formatando-as aos gostos e ritmos turísticos e abafando quase criminosamente a Viola na Terra com a estridência da Guitarra de Fado (Mário Rangel, Francisco Sabino) nas proliferantes gravações de "eps" para a editora RAPSÓDIA?
Certa vez em Tebosa, Braga (década de 1960), Ernesto Veiga de Oliveira pretendia gravar uns tocadores de Viola Braguesa. Dispôs o gravador, solicitando ao rancho que começasse a avançar e a tocar, como que a ilustrar uma arruada ou um desfile de romeiros. Os instrumentistas alinharam ombros com ombros e começaram a tocar, de tal forma que os tambores presentes abafavam braguesas, cavaquinhos e tudo o mais que ali houvesse. Veiga de Oliveira, sem ofender ninguém, reorganizou o grupo, colocando na linha da frente os instrumentos de cordas menos potentes e atrás os tonitruantes tambores e concertinas.
A Viola da Terra, contrariamente ao que se possa pensar, presta-se à execução de repertório muito variado que vai do folclore ao Fado, passando por baladas e serenatas ao estilo de Coimbra, música "ligeira" e peças clássicas. Por saber das potencialidades deste cordofone e do tipo de repertório diversificado que abordou ao longo dos tempos, dei-me ao trabalho vão de escrever um artigo para o "Correio de Açores", à roda de 1990, onde a propósito da moda da realização de serenatas ao estilo de Coimbra pela Associação de Estudantes da Universidade dos Açores, sugeria a formação de grupos com Viola da Terra/rabeca/violão e amostragens da música local. Segundo vim a saber, o artigo caiu muito mal junto dos dirigentes associativos e promotores da Semana Académica que na altura contratavam grupos de Coimbra para realizaram serenatas na fachada da Igreja do Colégio de Jesus, mesmo atrás do "meu" Liceu. Não me dei ao cuidado de guardar o texto desse artigo, mas 15 anos passados não lhe alteraria os parágrafos, para mais sabendo que as minhas ideias vieram a ser corroboradas nas recolhas de José Alberto Sardinha.
A Viola da Terra não é um instrumento insularmente confinado. Os emigrantes levaram este cordofone nas suas bagagens para o Brasil, EUA e Canadá. Assim a pintou Domingos Rebelo à espera de embarque, no cais velho de Ponta Delgada. No plano das emoções e afectos, foi alvo das mais patológicas ciumeiras. Entendamo-nos: solteiros namoradores e e sisudos casados tratavam a sua viola com mais carinhos do que os prodigalizados às respectivas mulheres. Além de não ser "chata", a viola podia ser encordoada, afinada, limpa, puxada, ponteada, passeada às costas nos bailes, folias e romarias, deitada na cama de casal com as cordas para baixo (à falta de estojo). As incontáveis quadras feitas à viola de arame exprimem um amor constante, fiel e incorruptível, com o qual nenhuma mulher poderia concorrer. Deitar a viola na cama era supina afronta aos olhos de muitas casadas. Ali estava a rival que a qualquer momento poderia suscitar um convite para o tocador se deslocar a mais um baile onde também estariam bonitas mulheres. Da boca de uma, residente numa aldeola da Ilha do Pico, já entrada na casa dos 70, ouvi esta iracunda deixa em 2003: "Espere um boadinho que o Manuel foi cortar o cabelo. Ele tem a viola na cama. Quando morrer há-de levá-la com ele no caixão!"
Pena é que se tenham tirado apenas 150 exemplares de uma obra que pode ser tomada como exemplo de trabalho de iniciação de alunos noutras escolas, e da qual deveriam ficar depositadas amostras em conservatórios, escolas superiores de educação e espaços culturais ligados à emigração americana.
Uma palavra de felicitação ao autor pela sua aposta na salvaguarda e divulgação deste cordofone tradicional português.
AMNunes


Cartaz da digressão aos Açores, do Orfeon Académico de Coimbra. O seu Maestro Raposo Marques faleceu mesmo no termo desta digressão. Foto enviada por Álvaro Melo Albino, da Tertúlia Coimbrã de Miratejo. Posted by Picasa

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